Como achar o complemento verbal?

Perguntado por: Kevin Nunes de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (4 avaliações)

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Quais são os tipos de complementos verbais?

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

Qual é o complemento do verbo escrever?

Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. ... Portanto, “a escrever” é o objeto direto, pois não tem preposição, sendo “a” um artigo. E “me” o objeto indireto, pois quando colocado depois do verbo ficaria “a mim”.

O que é complemento na frase?

Complemento é um. Na língua portuguesa o substantivo masculino complemento é o elemento que falta para que uma frase ou palavra ganhe sentido. Por exemplo na frase “João ganhou...” está faltando alguma coisa, a frase precisa de um complemento.

Como saber se o verbo precisa de complemento?

Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. Assim, o verbo pode ser transitivo direto quando não é seguido de preposição.

Complemento Verbal - Objeto Direto e Objeto Indireto - Fácil I Português on-line

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os verbos que não precisam de complemento?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Quais são os tipos de complementos?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

O que é complemento de endereço exemplos?

Essa informação costuma ser pedida em formulários ou cadastros como um dado complementar do nosso endereço. O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt. 42) ou a letra que indica a sua casa dentro de uma vila (ex.: Casa A).

Quais são os complementos da oração?

Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

Qual a transitividade do verbo escrever?

Significado de Escrever

verbo transitivo direto Compor a narração, a descrição de algo pela escrita: escreveu o holocausto. Enviar textos para um jornal ou trabalhar como escritor, redator: escrevia na Folha de São Paulo. ... verbo intransitivo Praticar o ofício de compositor ou escritor: tinha a vontade de escrever.

Qual o substantivo de escrever?

Significado de Escrita

substantivo feminino Ação ou efeito de escrever, de representar algo por sinais gráficos.

O que é complemento nominal e exemplos?

Como o próprio nome já indica, a função do complemento nominal é complementar o sentido de um nome, ou seja, de um substantivo, geralmente abstrato. O complemento nominal também pode completar o sentido de adjetivos ou de advérbios. Vejamos alguns exemplos: O barulho dos vizinhos me incomoda.

O que é complemento verbal exemplo?

Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)

O que é o complemento direto e indireto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

O que é um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como identificar o complemento indireto numa frase?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Como saber se é um complemento nominal?

Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Como identificar o sujeito de uma frase?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Como se classifica o sujeito?

Os sujeitos são classificados em:
  1. Sujeito determinado - é o sujeito que pode ser identificado na oração. ...
  2. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. ...
  3. Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

São exemplos de verbos transitivos?

Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Quais são os verbo intransitivo?

O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Artigo anterior
Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?
Artigo seguinte
Qual o nome da primeira capital do Estado de Goiás?