Como aceder á reforma por desemprego de longa duração?

Perguntado por: Núria Cláudia Jesus  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

A idade em que os desempregados de longa duração podem ter acesso à reforma antecipada é: Aos 57 anos. Desde que tenham ficado desempregados aos 52 anos, descontado durante 22 anos e esgotado as prestações por desemprego. Taxa de redução da pensão: 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos.

Quantos anos Preciso de descontar para pedir a reforma?

Ter 60 anos ou mais de idade e uma carreira de 46 anos ou mais de descontos (antecipação pelo regime das carreiras muito longas); Estar numa situação de desemprego involuntário de longa duração; Ter uma atividade profissional de natureza penosa ou desgastante; Estar abrangido por medidas de proteção específicas.

O que fazer após a reforma?

10 coisas divertidas para fazer depois da reforma
  1. Aprender uma língua nova. Sempre quis aprender a falar italiano, dominar o francês ou aperfeiçoar o inglês? ...
  2. Viagem de sonho. ...
  3. Tirar um curso. ...
  4. Jardinagem. ...
  5. Praticar desporto. ...
  6. Árvore genealógica. ...
  7. Dedicar-se às artes. ...
  8. Fazer voluntariado.

Como pedir a reforma?

Como deve pedir a reforma? Pode pedir a reforma cerca de três meses antes da data em que deseja começar a receber a pensão de reforma. Poderá fazê-lo presencialmente, através dos serviços da Segurança Social ou no Centro Nacional de Pensões, ou online, através da Segurança Social Direta.

Quem tem direito à Pré-reforma?

Para um trabalhador ter direito a pedir pré-reforma o único requisito concreto, para além do estabelecimento de um acordo com o empregador, é que completem, pelo menos, 55 anos de idade, podendo ter acesso a este benefício até ao dia que complete a idade normal de acesso à pensão de velhice.

Workshop VII - Desemprego longa duração/ + 45 anos (Jorge Portugal)

29 questões relacionadas encontradas

O que é a Pré-reforma?

Considera-se pré-reforma quando, por acordo com o empregador, o trabalhador com 55 anos ou mais passa a trabalhar menos horas ou deixa de trabalhar mas mantém o direito a receber do empregador um salário mensal.

O que é preciso para pedir a reforma antecipada?

Para estar apto a receber a reforma antecipada neste regime é necessário que já tenha esgotado as prestações de desemprego. Para além do valor da redução indicado na tabela, no caso do desemprego ser acordado entre ambas as partes, ainda é acrescida uma outra penalização adicional e temporária.

Como saber se tem direito à reforma?

Para receber a reforma por inteiro, é necessário ter idade igual ou superior a 66 anos e 5 meses (2019) – esta sobe todos os anos, tendo em conta a esperança média de vida -, e terem sido efetuados descontos de pelo menos 15 anos para a Segurança Social.

Quando devo pedir a reforma?

O pedido de reforma pode ser garantido três meses (ou menos) antes da data em que se pretende reformar. Por exemplo, se lhe faltam três meses para completar os 66 anos e 5 meses de idade, pode apresentar o pedido. Antes disso, a entrega do pedido não será aceite.

Como pedir a reforma por velhice?

Pode requerer a pensão de velhice com a antecedência máxima de três meses, relativamente à data que pretende começar a recebê-la, através de um formulário próprio, acompanhado dos documentos nele indicados. O pedido pode ser feito presencialmente, nos serviços da Segurança Social ou no Centro Nacional de Pensões.

Pode um reformado continuar a trabalhar?

Portanto, se o militar for reformado e a sua incapacidade é exclusivamente para o serviço militar, o mesmo perdeu a capacidade, obviamente, somente para as atividades militares. ... Assim, poderá exercer outras atividades no meio civil.

Quem se reforma pode continuar a trabalhar?

Seja por amor à profissão ou por necessidade financeira, esta é uma situação cada vez mais recorrente. Se já se questionou se mesmo estando reformado pode trabalhar, saiba que a resposta é sim.

Como calcular valor reforma antecipada?

A base de cálculo para a reforma antecipada em 2021 será sempre os 66 anos e 6 meses de idade, já que essa é a idade legal para a reforma. Quem se aposentar antes desse momento terá de reduzir ao valor da sua reforma os 15,5% do fator de sustentabilidade e os 0,5% por cada mês de antecipação.

Qual a idade da reforma por velhice?

A Pensão de Reforma por Velhice é um valor mensal em dinheiro, que se enquadra na protecção à velhice, pago aos Trabalhadores (Segurados) que tenham atingido os 60 anos de idade ou 35 anos de trabalho efectivo.

Quando se pode reformar em Portugal?

A idade da reforma em Portugal, em 2021, é de 66 anos e 6 meses de idade, de acordo com a Portaria n.º 30/2020, de 31 de janeiro. Em 2022, deverá subir para os 66 anos e 7 meses.

Quem descontou pouco tem direito à reforma?

A resposta é não. Quem nunca descontou para a Segurança Social ou não está abrangido por um sistema de proteção social obrigatória não pode ter acesso à reforma. Porém, podem usufruir da pensão social de velhice.

Como contribuir para reforma em Portugal?

Pedido de reforma em Portugal para quem vive no estrangeiro

Se viver no estrangeiro deve requerer a reforma na instituição de Segurança Social do país onde reside. Caso viva num país onde não exista um acordo internacional de Segurança Social com Portugal, terá de contactar o Centro Nacional de Pensões.

O que é reforma em Portugal?

Complemento solidário para idosos

Apoio em dinheiro pago mensalmente aos idosos com baixos recursos com mais de 66 anos e residentes em Portugal.

Quem tem direito a pensão social de velhice?

Tem direito à pensão social de velhice quem reúna, à data do requerimento, as seguintes condições: ter idade normal de acesso à pensão - 66 anos e 6 meses em 2021 e 66 anos e 7 meses em 2022.

Quem tem direito a pensão de invalidez?

O direito à pensão de invalidez é reconhecido ao beneficiário que tenha:
  • Incapacidade permanente, relativa ou absoluta, para o trabalho, de causa não profissional, certificada pelo Sistema de Verificação de Incapacidades (SVI)
  • Cumprido o respetivo prazo de garantia.

Qual a diferença entre aposentados e reformados?

Qual a diferença entre aposentado e reformado? Neste sentido, aposentado e reformado são sinónimos. Aposentado é o funcionário civil do Estado, quando, fora do serviço activo, recebe uma pensão mensal vitalícia. ... Qualquer trabalhador que se reformou é um aposentado (e vice-versa).

Quando me posso aposentar?

Contar, pelo menos, 55 anos de idade, desde que, na data em que completou essa idade, tivesse, pelo menos, 30 anos de serviço (antiga) ? ... Contar, pelo menos, 48 anos de serviço efetivo e 60 anos de idade (carreira longa 1);

Como calcular a pensão de reforma?

A pensão é calculada com base nos salários que recebeu até ao ano anterior e que constem da base de dados da Segurança Social. O ano em que deixa de trabalhar é calculado automaticamente, de acordo com o seu ano de nascimento e a idade legal previsível para a reforma.

Artigo anterior
Quanto o cabelo cresce?
Artigo seguinte
O que é um template de site?