Como a tradição da Folia de Reis chegou ao Brasil e por que ela foi introduzida?

Perguntado por: Artur Cláudio Neto  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

A literatura indica que a tradição da “Folia de Reis” teria chegado ao Brasil por intermédio dos portugueses no período da colonização, uma vez que, essa manifestação cultural era realizada por toda a Península Ibérica sendo comum a doação e recebimento de presentes a partir da entoação de cantos e danças nas ...

Como a Folia de Reis chegou ao Brasil?

A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura.

Quem trouxe a festa dos Reis para o Brasil?

As comemorações do Dia de Reis foram trazidas ao Brasil pelos portugueses e se estabeleceram como uma prática cultural de nosso país, se manifestando de diversas maneiras em cada região. O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e em partes do país as tradições desse dia são patrimônio cultural imaterial.

Qual a importância da festa de Reis para a cultura brasileira?

A Folia de Reis é um festejo da cultura popular brasileira, de origem portuguesa, que tece elementos da nossa identidade cultural. Os foliões reproduzem de forma simbólica a viagem dos três Reis do Oriente, que seguiram a Estrela-Guia à procura do Menino Deus, o Rei dos Reis.

Qual é o objetivo da Folia de Reis?

A Folia de Reis é uma festa, tradicional na cultura brasileira, cuja celebração dura 12 dias. Ela relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus.

Folia de Reis Estrela de Ouro de Itapecerica-MG, chegada no ponto de café

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a origem da Folia de Reis?

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro, trazida ainda no período colonial ...

Qual sentido da folia?

Festa alegre e ruidosa.

Qual a lenda da Folia de Reis?

Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

O que a Bíblia fala sobre a Folia de Reis?

Em resumo, a expressão "folia de reis" não é mencionada diretamente na Bíblia, mas está relacionada à história dos Três Reis Magos que visitaram Jesus recém-nascido. A folia de reis é uma tradição popular brasileira que celebra o nascimento de Jesus por meio de cantorias, representações teatrais e doações.

Qual o objetivo da festa de Reis?

“O dia de Santos Reis é 6 de janeiro. Foi nesse dia que os reis magos teriam chegado ao lugar onde nasceu o Menino Jesus. O objetivo da festa é justamente essa caminhada anual onde teria nascido esse menino”, explanou. Em São Luís a festa de reis é conhecida como Reis, podendo ser chamado de Reisado em outros lugares.

O que significa a bandeira da Folia de Reis?

A bandeira tem um significado especial para os foliões. Ela abre os caminhos para que eles, representando os próprios Reis Magos, possam anunciar o nascimento do Menino Deus.

Quais são os rituais da Folia de Reis?

Ao visitarem as casas de vizinhos, parentes e amigos, as folias de reis procuram performar a viagem mítica à cidade de Belém, que os Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar – teriam feito para adorar e presentear o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra, segundo a tradição cristã, recriada no imaginário popular.

Quais são as principais características da Folia de Reis?

Principais personagens da Folia de Reis:

Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra. Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras. Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.

Como se comemora o Dia de Reis no Brasil?

Comemorado de diferentes formas ao redor do mundo, o 6 de janeiro é popularmente conhecido no Brasil como o dia em que se desmontam os enfeites natalinos. Mas em diversas regiões do país, o Dia de Reis é marcado também por tradicionais festas populares, com cortejos, músicas e comida.

Qual a cultura da Folia de Reis?

O Dia de Reis, celebrado neste sábado (6), marca uma tradição centenária na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

Quem são os três reis magos?

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.

Porque Folia de Reis usa máscara?

Para muitos espectadores, ele é o Palhaço da Folia. Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.

O que significa cortar jaca na Folia de Reis?

Dança brasileira para se dançar só, que tem como característica os movimentos dos pés sempre muito juntos e a não flexão dos joelhos. Os movimentos de pés dão a impressão de uma faca cortando uma jaca.

O que a Bíblia fala sobre as festas pagãs?

Da mesma forma, o Natal, que é uma festa cristã, pode se tornar numa festa pagã, se esquecermos seu real significado: o nascimento de Jesus. Podemos aproveitar o Natal para agradecer a Deus pelo grande presente que é Jesus (1 Coríntios 15:57).

Qual é o tipo de dança da Folia de Reis?

A Folia de Reis também conhecida como Reisado é uma dança dramática popular no Brasil em que se festeja o Dia de Reis. Os figurantes usam trajes muito coloridos e originais.

Qual o objeto considerado sagrado pelos devotos da Folia de Reis?

2- Dia 6 de Janeiro, dia de Reis

A Bandeira é o objeto ritual mais reverenciado da Folia. A crença em seus poderes protetores e curativos é afirmada pelos foliões e devotos que contam terem recebido diversas graças.

O que é cantado na Folia de Reis?

Apesar de carregar muitas caras e costumes diferentes nos vários lugares em que é celebrada, a Folia de Reis geralmente gira em torno dos grupos que saem por aí cantando e tocando músicas folclóricas, recitando poesias e, muitas vezes, pedindo doações ou alimentos nas casas em que passam.

Qual a tradição do Dia de Reis?

A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis. Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Porque se desmontar a árvore de Natal no Dia de Reis?

Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina. O dia também encerra os festejos natalinos litúrgicos e vem daí, então, a tradição cristã de se retirar a decoração em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.

Quais são os instrumentos usados na Folia de Reis?

Entre os instrumentos musicais mais comuns nas folias de reis estão viola, acordeão, violão, pandeiro, caixa e bumbo. As fardas, a bandeira e os instrumentos das folias são objetos sagrados mesmo fora dos ciclos rituais, e é responsabilidade do dono guardá-los em um lugar especial.

Artigo anterior
Quais são os impactos das intervenções humanas?
Artigo seguinte
Qual é o estado que disponibiliza uma menor quantidade de água?