Como a psicanálise explica a psicose?

Perguntado por: Tomé Jesus de Guerreiro  |  Última atualização: 19. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

A perda do contato com a realidade e a cisão são os maiores fatores que caracterizam a psicose. O sujeito psicótico, normalmente, sente sua personalidade fragmentada e não integrada. Esse tipo de dissociação pode ser decorrente de alterações na psique do indivíduo que pode ter diferentes causas.

Como a psicanálise trata a psicose?

Há uma relação especial do psicótico com a linguagem que determina o sujeito. O psicótico é um testemunho aberto do inconsciente e a psicanálise, neste sentido, legitima o discurso delirante como discurso do inconsciente, por ele estar amarrado ao significante na sua mais pura literalidade.

O que é psicose segundo a psicanálise?

Na psicose, há uma primazia do id em suas manifestações subjetivas devido à fuga do ego em relação ao mundo externo/social. Por isso, Freud (1924^2011, p. 196) enfatiza que "a neurose não repudia a realidade, apenas a ignora; a psicose a repudia e tenta substituí-la".

Qual o mecanismo da psicose?

A psicose é um sintoma de alguma doença psíquica, tendo como principal característica a alteração do estado mental, em que o paciente perde o contato com a realidade. O paciente em estado psicótico não possui controle sobre suas ações.

O que é a psicose Para Lacan?

No primeiro momento do ensino de Lacan, o psicótico é definido como aquele que se encontra foracluído do discurso, onde não há barras para o Outro, que é consistente. Lacan (1999) em seu Seminário 5: As formações do inconsciente, diferencia a Verwerfung (foraclusão) da Verdrängung (recalque).

PSICANÁLISE - Neurose e Psicose | Qual a diferença?

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de psicose?

Mas e a Psicose? Como a definiríamos? Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.

Quais são as três fases da psicose?

As alucinações auditivas são as mais frequentes; outros tipos (visuais e somáticas) são me- nos comuns e sugerem a ocorrência de quadros orgânicos. As fases iniciais das psicoses podem ser didaticamente separadas em fase prodrômica, fase aguda e fase de recu- peração.

Qual é a origem da psicose?

O termo “psicose” foi criado pelo psiquiatra austríaco Ernst V. Feuchtersleben, em 1845, para designar as manifestações psíquicas da doença mental, especificando-as em relação às supostas alterações do sistema nervoso que, em certos casos, as provocavam (chamadas, estas, de “neuroses”) (Garrabé, 1989.

Qual é a diferença entre neurose e psicose?

Enquanto a psicose envolve uma desconexão da realidade, a neurose gira em torno de padrões de ansiedade e comportamentos disfuncionais. Ambas as condições têm raízes nas profundezas do inconsciente, e a psicanálise oferece ferramentas poderosas para entender e tratar esses desafios mentais.

Quais são os mecanismos de defesa na psicanálise?

Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

O que é ser paranoico para Freud?

Freud (1896a/1996), em seu texto Observações adicionais sobre as neuropsicoses de defesa, situa a paranoia como um tipo clínico que se aproxima da histeria e da neurose obsessiva por considerar que, em ambos os casos, os sintomas emergem por meio de um mecanismo psíquico de defesa contra representações insuportáveis ( ...

Quantos tipos de psicose existem?

Alguns desses tipos são:
  • Transtorno psicótico breve. Neste tipo, ocorre um breve episódio psicótico, que pode ser chamado de psicose reativa breve. ...
  • Psicose orgânica. ...
  • Psicose por uso de substâncias. ...
  • Transtornos psicóticos. ...
  • Fatores genéticos. ...
  • Alterações cerebrais. ...
  • Hormônios e o sono. ...
  • Psicoterapia.

Qual é a diferença entre esquizofrenia e psicose?

Esquizofrenia é uma doença grave e crônica e sem cura que pode ou não ter sintomas psicóticos ( alucinações, delírios, paranóia), mas tem vezes que o esquizofrênico em vez de sintomas assim exuberantes igual é a psicose, faz é entrar em um quadro cheio de sintomas negativos: falta de energia, falta de vontade, param de ...

O que leva uma pessoa a ter um surto psicótico?

O abuso de substâncias químicas e a dependência química causam alterações cerebrais e podem desencadear um surto psicótico, pois acontecem alterações cerebrais de diversos neurotransmissores que podem acelerar o processo de desequilíbrio emocional”, afirma.

Quais os principais tipos de psicose?

Alguns tipos clássicos de psicose são:
  • Psicose induzida por drogas, como álcool, maconha, cocaína, etc.
  • Psicose orgânica, causada por lesão cerebral ou enfermidade física que altere o funcionamento do cérebro .
  • Psicose reativa breve, em que os sintomas aparecem em resposta a um evento muito estressante.

É possível desenvolver psicose?

A psicose geralmente começa a se manifestar no fim da adolescência ou início da vida adulta. No entanto, as pessoas podem experimentar um episódio psicótico antes disso, ou mais tarde, como parte de muitos transtornos e doenças que envolvem o quadro.

O que acontece no cérebro durante um surto psicótico?

“Durante um surto psicótico o paciente pode apresentar alucinações, delírios, ansiedade, agressividade, pensamento ou comportamento desorganizado e, geralmente, a pessoa apresenta um discurso confuso, incoerente, narrando uma história que não existe, alterando pensamento e comportamento”, esclarece.

Qual o transtorno psicótico é mais comum?

São muitas as categorias de transtorno psicótico, mas, certamente a forma mais conhecida desse distúrbio mental é a Esquizofrenia – condição que afeta cerca de 1% da população mundial.

Como me curei da psicose?

O tratamento geralmente envolve o uso de medicações e psicoterapia, já em casos considerados graves pode ser indicada a internação para o restabelecimento e equilíbrio do quadro do paciente. Portanto, para este tipo de transtorno se faz necessário um tratamento contínuo, pois é uma doença que não possui cura.

Como é uma crise de psicose?

Durante um episódio psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é. Os sintomas da psicose incluem delírios (falsas crenças) e alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem).

O que é uma psicose não orgânica?

A psicose não-orgânica não especificada é uma categoria ampla que engloba diferentes tipos de transtornos psicóticos que não se enquadram em diagnósticos específicos, como a esquizofrenia. Essa categoria é utilizada quando os sintomas psicóticos são presentes, mas não são suficientes para um diagnóstico mais preciso.

Quem tem psicose sabe que tem?

Se o está usando no sentido leigo de "consciência" de um problema, de a pessoa saber que está alterada, então a resposta é que, num surto psicótico, por definição, a pessoa não sabe que está alterada (no que se refere a suas crenças e percepções psicóticas).

Qual a diferença entre psicose é loucura?

Normalmente o psicótico não percebe que perdeu por completo a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose é denominada “loucura” ou comportamento de “louco”.

Como lidar com uma pessoa com psicose?

Abordagens para lidar com Psicose
  1. Procure escutar sem corrigir: não adianta insistir que o que eles estão sentindo não existe realmente. ²
  2. Valide as preocupações e medos expostos: validar não é a mesma coisa que concordar. ² ...
  3. Aponte o que está dando certo, ajude-o (a) ver o lado positivo de situações cotidianas.

Quais doenças causam psicose?

Quais as causas da psicose? Episódios de psicose podem aparecer durante surtos esquizofrênicos, doença de Alzheimer, crises epilépticas, devido à existência de tumores e de doenças infecciosas no sistema nervoso. Além disso, também podem ocorrer por conta do uso de drogas lícitas ou não.

Artigo anterior
Como identificar uma pessoa Esquizoide?
Artigo seguinte
Quais as medidas de cabo coaxial?