Como a pressão interfere na temperatura de fusão e ebulição dos corpos?

Perguntado por: Nicole Sá  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

A pressão exercida sobre uma substância influencia seus pontos de fusão e ebulição. Quanto maior for a pressão, maior será a temperatura de ebulição e de fusão.

Como a pressão interfere na temperatura de fusão e ebulição dos corpos Cite exemplos?

Influência da Pressão na Ebulição

Como vimos acima, um aumento da pressão acarreta em um aumento na temperatura de ebulição e dessa maneira a água suporta temperaturas superiores a 100 ºC, fazendo com que os alimentos sejam cozidos de maneira mais rápida do que em uma panela comum.

Qual é a influência da pressão na temperatura de ebulição?

Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

Como a pressão interfere na temperatura?

Influência sobre a Temperatura

A temperatura do ar também apresenta uma proporção inversamente proporcional aos valores da pressão atmosférica. Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura.

Qual é a relação entre pressão e temperatura de fusão?

Quando uma substância qualquer se funde, ou seja, passa do estado sólido para o estado líquido, ela tem seu volume aumentado. Para uma substância com esse comportamento, observa-se que um aumento na pressão exercida sobre ela acarreta um aumento em sua temperatura de fusão.

Como a pressão interfere nos pontos de fusão e ebulição

40 questões relacionadas encontradas

Quanto maior a pressão menor a temperatura de fusão?

Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase. A exceção ocorre com algumas substâncias, entre elas a água, que diminui seu volume quando sofrem fusão. Neste caso, uma maior pressão irá diminuir o ponto de fusão.

Quanto maior a pressão maior a temperatura de fusão?

Quanto maior for a pressão, maior será a temperatura para que a substância mude de fase. As substâncias, ao receber calor durante o processo de fusão, têm seu volume expandido. Isso acontece porque o grau de agitação térmica das partículas da substância se eleva.

Por que a temperatura aumenta com a pressão?

Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui. Dessa forma, se aumentarmos a temperatura e o volume a pressão ficará igual!

Quanto maior a pressão maior será a temperatura?

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Como a temperatura influência no clima?

Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui e a pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores, o que faz com que essa região acabe “sugando” as massas de ar de outras localidades, que passam a sofrer alterações em seus climas.

Como a pressão externa pode influenciar na temperatura de ebulição?

A influência da pressão externa na temperatura de ebulição

Com o aumento da altitude, a pressão atmosférica e o ponto de ebulição diminui, causando a diminuição da pressão de vapor. Em locais onde há menos pressão atmosférica, a água ferve mais rápido. As moléculas escapam do líquido com mais facilidade.

Por que a temperatura de ebulição de um líquido aumenta com a pressão?

As bolhas ficam no fundo do recipiente porque a pressão atmosférica exerce uma força sobre a superfície do líquido, como que empurrando a bolha de vapor para baixo. A pressão dentro da bolha vai aumentando cada vez mais, até que ela se iguala à pressão atmosférica e, dessa forma, sobe, entrando em ebulição.

Qual a relação entre pressão de vapor e ponto de ebulição?

Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. Isso explica o fenômeno da ebulição.

Qual é a consequência do aumento de pressão durante a fusão?

Durante a fusão, essas moléculas se desligam umas das outras e passam a ocupar mais espaço, ou seja, a substância aumenta seu volume. O aumento da pressão aumenta a dificuldade dessas moléculas se desligarem e com isso é necessário mais energia para que ocorra a fusão.

Como a temperatura ea pressão interferem na variação dos estados físicos da matéria?

A temperatura e a pressão atuam de formas contrárias, enquanto o aumento da temperatura faz com que as moléculas afastem-se, o aumento da pressão faz com que elas fiquem mais próximas umas das outras.

O que é pressão e temperatura?

A pressão é uma das três variáveis de estado dos gases (as outras duas são o volume e a temperatura) e pode ser definida como a força exercida pela colisão das partículas dos gases contra as paredes do recipiente que os contém.

Quanto maior a temperatura menor o volume?

Isso ocorre porque, se a temperatura aumenta, significa que a agitação das partículas constituintes do gás está maior. Com isso, a tendência é haver a expansão do gás, isto é, o volume aumenta com o aumento da temperatura.

Quanto maior for a medida em grau menor é a temperatura?

A medida do grau de agitação das moléculas é determinada por uma grandeza denominada temperatura. Temos que quanto maior for o grau de agitação das moléculas maior será a temperatura do corpo.

É verdade que quanto maior a latitude menor a temperatura?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será.

Porque a temperatura e pressão são dependentes na região da mistura saturada?

Por que a temperatura e a pressão são propriedades dependentes na região de mistura saturada? Porque uma depende de outra não podendo ser variada, mantendo a outra constante. Ou seja, quando se altera uma o mesmo acontece a outra. Qual é diferença entre o ponto crítico e o ponto triplo.

Qual o efeito de aumentarmos a temperatura de um corpo?

Isso ocorre porque a temperatura é uma medida da agitação térmica das partículas que compõem uma substância. Isso significa que se aumentarmos a temperatura, a agitação das moléculas também aumentará; e o contrário também é verdadeiro: com a diminuição da temperatura, a agitação das moléculas também diminuirá.

O que acontece com a pressão quando a temperatura do gás diminui?

Assim, temperaturas mais baixas significam maiores densidades e freqüentemente maiores pressões na superfície. Por outro lado, quando o ar é aquecido na atmosfera, ele se expande (aumenta seu volume), devido a um movimento maior das moléculas e sua densidade diminui, resultando geralmente num decréscimo da pressão.

O que influencia o ponto de fusão?

Fatores que afetam o ponto de fusão

Algumas das principais causas são: Forças intermoleculares: quando a atração entre as moléculas é menor, pode-se dizer que as forças intermoleculares são fracas. Tamanho das moléculas: o tamanho também é um fator que influencia o ponto de fusão de uma substância.

Onde a pressão é maior?

Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso. Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

Por que quanto maior a altitude menor a temperatura de ebulição?

Essas variações no ponto de ebulição acontecem porque quanto maior a pressão atmosférica, mais dificuldade as moléculas da água têm para se movimentarem e mudar de estado físico. Já em locais de altas altitudes, a pressão atmosférica é menor e as moléculas têm mais mobilidade.

Artigo anterior
Quando as veias ficam grossas?
Artigo seguinte
Quantas vezes posso processar a mesma empresa?