Como a peste negra foi contida?

Perguntado por: Rúben Sérgio de Domingues  |  Última atualização: 8. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

A peste manifestava-se de duas maneiras: a) peste bubônica: contraída pelo contato com as pulgas ou ratos infectados, caracterizava-se por gânglios que acumulavam sangue negro, principalmente nas axilas. b) peste pneumônica: era contraída pelas vias respiratórias a partir do contato com outra pessoa infectada.

Como a peste negra era transmitida?

Onde surgiu a peste negra? A peste bubônica é uma doença causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. Quando as pulgas contaminadas têm contato com seres humanos, a transmissão da doença acontece.

Como a peste negra foi vencida?

A partir do momento que os municípios passaram a ser limpos corretamente e o saneamento e tratamento das águas foram implementados, foi a última e mais forte medida para que a enfermidade fosse extinta. Levou mais de 200 anos até que a Europa conseguisse restabelecer seus habitantes para o número anterior a peste.

Como a peste negra se manifestou?

A peste, conhecida como peste negra ou peste bubônica, é uma doença grave causada pela bactéria Yersinia pestis, normalmente encontrada nas pulgas que os ratos carregam em seu corpo. A doença ficou popularmente conhecida como “peste negra” por conta do escurecimento das extremidades do corpo causado pela gangrena.

Qual foi o motivo da peste negra?

A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.

Peste Negra: A Pior Pandemia da História

15 questões relacionadas encontradas

Quem descobriu a cura para a peste negra?

A partir de 1895 até 1897, Yersin aprofundou seus estudos sobre a peste bubónica. Em 1895 regressou ao Instituto Pasteur em Paris e com Émile Roux, Albert Calmette e Armand Borrel, preparou o primeiro soro anti-peste.

Tem vacina para a peste negra?

Atualmente não há vacinas contra a Peste Negra, porém devido a continuidade de surtos dessa doença neste século, existem cerca de 17 vacinas sendo testadas (SUN; SINGH, 2019).

Qual foi a pandemia que matou mais pessoas no mundo?

Epidemia mais devastadora da história da humanidade, a Peste Negra matou entre 75 e 200 milhões de pessoas no século 19, o que se traduz numa percentagem entre 30 e 60% da população da Europa.

Qual foi a pior pandemia de todos os tempos?

Peste Negra

Essa pandemia aconteceu em um surto que se estendeu de 1347 a 1353 e resultou na morte de até 50 milhões de pessoas.

Teve peste negra no Brasil?

No dia 18 de outubro de 1899, foram registrados oficialmente os primeiros casos de peste bubônica no Brasil em Santos (SP). A conclusão foi referendada pelo doutor Vital Brazil, que viria a ser o primeiro diretor do Instituto Butantan.

O que as pessoas achavam que era a peste negra?

Pela falta de conhecimento, a população europeia encarou a epidemia como manifestação da ira divina pelos pecados cometidos. Assim, a doença levou ao fortalecimento das manifestações religiosas. Além disso, também gerou manifestações de antissemitismo, pois muitos consideravam os judeus responsáveis pelos surtos.

Quantas pessoas morreram com a peste negra no mundo?

A peste bubônica marcou um dos capítulos mais mortais e sombrios da história humana. Estima-se que até 200 milhões de pessoas morreram. Pesquisadores de um novo estudo suspeitam que um evento de tamanha proporção pode ter moldado a evolução humana.

Porque a peste negra foi considerada um castigo divino?

Os padres abençoavam as pessoas infectadas, pois acreditavam que era um castigo de Deus. E, consequentemente, eram os mais afetados por conta do contato direto com fiéis infectados. Os cientistas diziam que a doença estava relacionada com a regulação dos planetas.

Por que os médicos usavam máscara de corvo?

Acreditava-se que eles causavam desequilíbrio nos fluidos corporais do paciente e ainda tinha-se certeza de que perfumes fortes poderia proteger da peste. Puro desconhecimento científico! A ideia das máscaras era justamente evitar que o miasma chegasse ao nariz dos médicos.

Qual foi a primeira pandemia do mundo?

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes.

Qual animal que transmite a peste bubônica?

A transmissão da Peste na forma bubônica ocorre por meio da picada de pulgas infectadas. Na forma pneumônica, a transmissão se dá por gotículas aerógenas lançadas pela tosse no ambiente. A maior transmissibilidade se dá no período sintomático, em que o bacilo circula no organismo em maiores quantidades.

Como a peste negra se espalhou na Europa?

Foi a chamada Praga de Justiniano, a primeira epidemia de peste bubônica, que voltaria a assolar a Europa séculos depois, entre 1346 e 1352. A praga, transmitida por pulgas de ratos infectados, vindos dos navios, tinha surgido no Egito.

Qual foi a consequência da peste negra para a Europa?

Entre 1347-1352 ocorreu uma gravíssima pandemia na Europa e que viria a alterar completamente o mundo da Europa Medieval: a Peste Negra. Um forte despovoamento abalou o sistema socioeconômico feudal da época, mas a experiência da Peste, em si mesma, acabou por afetar todos os aspectos da vida das pessoas.

O que quer dizer a palavra peste?

nome feminino

[ Medicina ] Doença que causa grande mortandade.

O que mudou depois da peste negra?

As consequências da Peste Negra tiveram efeitos imediatos e de longo prazo na população humana em todo o mundo. Estas incluem uma série de convulsões biológicas, sociais, econômicas, políticas e religiosas que tiveram profundos efeitos no curso da história mundial, especialmente na História da Europa.

Quantas pessoas morreram de peste negra na Europa?

A chamada peste negra foi uma das pandemias mais notórias na memória histórica. Muitos especialistas estimam que ela matou cerca de 50 milhões de europeus, a maior parte da população do continente.

Qual é o nome da peste negra hoje em dia?

A doença é conhecida popularmente como “peste negra”, “febre do rato” ou “doença do rato”. A peste continua sendo potencialmente perigosa em diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas áreas distintas consideradas focos naturais: O foco do nordeste e o foco de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Artigo anterior
Qual a função química do Cresol?
Artigo seguinte
Porque as mães matam os filhotes?