Como a norma NR 32 abrange os riscos químicos?

Perguntado por: Rafael Marques  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

Os Riscos Químicos são aqueles que oferecem risco aos trabalhadores através da inalação ou contato com a pele ou mucosas do corpo. Dessa forma, segundo a NR 32, uma das recomendações é que a rotulagem na embalagem original dos produtos químicos utilizados seja mantida, com o intuito de informar a todos do que se trata.

Como a norma 32 abrange os riscos químicos?

A NR 32 aborda que:

deve ser mantida a rotulagem na embalagem original dos produtos químicos utilizados; todo recipiente contendo produto químico deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta, com nome da composição química, data do envase e de validade; é vedado o procedimento de reutilização das embalagens.

Quais os riscos que a NR 32 aborda?

A NR-32 destaca dentre os riscos físi- cos, a exposição às radiações ionizantes. de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho, o Plano de Proteção Ra- diológica – PPR, aprovado pelo CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária.

O que abrange a NR 32?

32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Quais as atividades abrangidas pela NR 32?

O principal objetivo da norma regulamentadora 32 é implementar ações que protejam a saúde dos trabalhadores. Esses trabalhadores, por sua vez, são aqueles que exercem atividades no setor de saúde, podendo envolver pessoas que trabalham na promoção, assistência, recuperação, ensino ou até pesquisas relacionadas à saúde.

NR32 - Risco químico - Aula 2 - Aprenda as medidas de proteção para exposição de riscos quimícos

31 questões relacionadas encontradas

O que destaca a nr32 e quais seus principais itens?

A NR-32 abrange ainda a questão da obrigatoriedade da vacinação do profissional de enfermagem (tétano, hepatite e o que mais estiver contido no PCMSO, com reforços pertinentes, conforme recomendação do Ministério da Saúde, devidamente registrada em prontuário funcional com comprovante ao trabalhador.

Quais são os três grandes eixos da NR-32?

De acordo com o Departamento de Saúde e Segurança do MTE, a NR-32 possui três grandes eixos. O primeiro, é a capacitação contínua dos trabalhadores; em seguida, define os programas que tratam dos riscos; e, por fim, determina as medidas de proteção contra os riscos (6).

Como se aplica a NR 32?

A NR-32 aplica-se aos ambulatórios médicos e odontológicos, clínicas, laboratórios de análises clínicas, hospitais, etc, não sendo aplicável a serviços de saúde animal. Sobre o campo de aplicação, sugere-se consulta ao “Guia Técnico de Riscos Biológicos da NR-32”.

Qual a NR de riscos químicos?

O trabalho deles é regido pela NR 15, norma regulamentadora criada em prol da integridade física de tais empregados. Essa exposição a agentes intoxicantes, irritantes e corrosivos, entre outros, pode ser prejudicial à saúde do funcionário.

Quais são as medidas de proteção para riscos químicos?

EPIs para Proteção Química
  • Respiradores.
  • Óculos de Proteção.
  • Luvas de Segurança.
  • Botas de PVC.
  • Cremes de Proteção.
  • Avental de PVC.

O que é um risco químico?

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

Quais os riscos químicos no ambiente hospitalar?

2) Riscos químicos no ambiente hospitalar
  • Gases;
  • Vapores;
  • Produtos químicos;
  • Poeira;
  • Substâncias compostas;
  • Outras substâncias que possam ser inaladas.

O que é NR 32 e sua importância?

Qual é o papel da NR-32? Aprovada em 2005, a NR-32 de Segurança de Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde, chegou para mudar este cenário. Ela tem como objetivo definir as normas essenciais para a inclusão de medidas de proteção à saúde e à segurança de trabalhadores de hospitais, clínicas e laboratórios.

O que são riscos químicos e exemplos?

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo ...

Quais são os exemplos de perigos químicos?

Perigos Associados às Substâncias Químicas
  • Substâncias explosivas;
  • Gases (inflamáveis, não inflamáveis ou tóxicos);
  • Liquido inflamáveis;
  • Sólidos inflamáveis ou reativos;
  • Oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • Substâncias tóxicas;
  • Substâncias corrosivas.

Quais são os agentes químicos?

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Como ocorre os riscos químicos?

O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição.

Quais são os produtos químicos mais perigosos?

São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica).

Quais são os 5 tipos de riscos exemplos?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Quais são os riscos químicos no ambiente de trabalho?

Os riscos químicos no ambiente de trabalho são classificados de acordo com o estado físico do agente encontrado no local, a saber: Gases: hidrogênio, dióxido de carbono, nitrogênio, benzeno, hélio, metano; Líquidos: líquidos inflamáveis, névoa e neblina; Sólidos: poeiras, fumos e fibras.

Como evitar riscos químicos no trabalho?

Além do reconhecimento dos produtos químicos, é obrigatório o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) por parte do colaborador. Eles podem variar, de acordo com o agente químico manipulado, mas no geral, dizem respeito aos respiradores, jalecos, luvas, toucas, óculos e botas de segurança.

Qual EPI O funcionário deve utilizar quando ele fica exposto ao risco químico?

Luvas. A luva de proteção, do mesmo modo que as máscaras, é especificada conforme o agente químico que precisa ser controlado.

Como evitar acidentes com produtos químicos?

Os EPIs mais utilizados para prevenção no setor químico são:
  1. Máscara.
  2. Roupas especiais.
  3. Botas.
  4. Óculos de proteção.
  5. Luvas.
  6. Respiradores.

Quais podem ser as causas e os riscos de acidentes com produtos químicos?

A ocorrência desse tipo de acidente sempre possui como causas principais a não observância de princípios básicos de manutenção, desconhecimento das características dos produtos químicos manuseados, falta de sinalização de tanques de armazenamento gerando reações inesperadas quando produtos diversos são ali armazenados, ...

Tem EPI para periculosidade?

Com relação à periculosidade, não ocorre a neutralização mediante a utilização do EPI, pois esta é inerente à atividade. Ademais, a Lei não estabelece que o uso do EPI afasta o adicional de periculosidade, como ocorre com a insalubridade, conforme previsão no art. 191, II, da CLT.

Artigo anterior
Como conseguir o visto de permanência no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a importância da armazenagem de materiais?