Como a lavagem de dinheiro é tratada aqui no Brasil?

Perguntado por: Álvaro Igor Mota Cruz Miranda  |  Última atualização: 2. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

No Brasil, o crime da lavagem de dinheiro foi regulamentado pela Lei 12.683 de 2012, que ampliou a abrangência da legislação penal e configurou o crime como sendo a "dissimulação e ocultação da origem de recursos provenientes de qualquer crime ou contravenção penal" como jogo do bicho e exploração de máquinas de caça ...

Quais penalidades da lavagem de dinheiro hoje no Brasil?

A pena prevista é de 3 até 10 anos de reclusão e multa. A Lei prevê penas maiores para os casos nos quais o crime ocorra de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa.

Quais os principais normativos no Brasil que regulamentam a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo?

No Brasil, a Lei 9.613, de 3 de março de 1998, com redação atualizada pela Lei 12.683, de 9 de julho de 2012, dispõe sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, e sobre a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta lei.

Qual o instrumento legal que criminaliza a lavagem de dinheiro no Brasil?

Como funciona a Lei de Lavagem de Dinheiro

Como mencionado, a Lei de Lavagem de Dinheiro, no contexto brasileiro, está principalmente contida na Lei 9.613/1998. “Essa legislação define e criminaliza a lavagem de dinheiro, estabelecendo procedimentos para prevenção, detecção e punição desse crime.

Quais as 4 fases da lavagem de dinheiro?

São elas:
  • Colocação. Trata-se do depósito do “dinheiro sujo” no sistema econômico reconhecido como legítimo. A ideia é ocultar a origem do valor. ...
  • Ocultação. Diz respeito à busca por dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. ...
  • Integração. Fase em que os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico.

Afinal, como funciona a lavagem de dinheiro?

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as técnicas de lavagem de dinheiro?

Conheça as tipologias do crime lavagem de dinheiro
  • Empresa de Fachada. ...
  • Empresa Fictícia. ...
  • “Laranja” ...
  • Importações Fraudulentas – Superfaturamento. ...
  • Exportações Fraudulentas – Superfaturamento. ...
  • Estruturação. ...
  • Venda Fraudulenta de Imóveis. ...
  • Utilização de Produtos de Seguradoras.

Como identificar lavagem de dinheiro?

A Lei nº 9.613/1998 descreve três fases da lavagem de dinheiro, são elas:
  1. Colocação: introdução do dinheiro ilícito no sistema financeiro;
  2. Dissimulação ou ocultação: tentativa de dificultar a identificação da origem criminosa;
  3. Integração: retorno do dinheiro já "lavado" à economia de forma aparentemente legítima.

Quais os crimes que podem levar à lavagem de dinheiro?

  • I - de tráfico ilícito de substâncias entorpecentes ou drogas afins;
  • III - de contrabando ou tráfico de armas, munições ou material destinado à sua produção;
  • IV - de extorsão mediante seqüestro;

Qual a fiança para lavagem de dinheiro?

Entretanto, a legislação brasileira prevê que em determinadas situações, a fiança pode ser concedida, especialmente se o crime de lavagem de dinheiro não estiver associado a delitos antecedentes mais graves, como tráfico de drogas, terrorismo, entre outros.

Qual o valor mínimo para declarar o Coaf?

A comunicação de operações suspeitas deve ser realizada nos casos de identificação, na execução dos serviços contábeis, de operações ou propostas de operações que, após análise, possam configurar indícios da ocorrência de ilícitos ou operações em espécie, no valor acima de 50 mil reais, conforme art.

Qual é o setor mais suscetível a ser utilizado na lavagem de dinheiro?

1) Serviços financeiros e bancários (CNAE 64): Devido à natureza das transações financeiras, este setor é particularmente vulnerável à lavagem de dinheiro. Isso inclui bancos, casas de câmbio, corretoras de valores, empresas de cartão de crédito, entre outros.

Como combater a lavagem de dinheiro?

Lavagem de dinheiro: conheça algumas práticas de prevenção
  1. Realize uma avaliação de risco. ...
  2. Desenvolva e implemente políticas e procedimentos. ...
  3. Faça due diligence de terceiros. ...
  4. Monitore transações. ...
  5. Forneça treinamentos aos colaboradores. ...
  6. Realize revisões periódicas. ...
  7. Estabeleça uma cultura de conformidade.

O que mudou na Lei de lavagem de dinheiro?

Uma das principais alterações promovidas pela Lei 12.683/12, no texto original da Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9613/98) diz respeito aos crimes antecedentes, que originam a lavagem. Outro ponto diz respeito importante diz respeito às políticas de prevenção e à comunicação de atividades suspeitas.

O que acontece com quem faz lavagem de dinheiro?

Punições para o crime de lavagem de dinheiro

O crime de lavagem de dinheiro é passível de multa e reclusão de 3 a 10 anos. A lei prevê que as punições sejam ainda maiores em casos em que o crime ocorra por meio de organizações criminosas ou de forma reiterada.

Quem está sujeito às leis de lavagem de dinheiro?

Na seara da lavagem de capitais, o sujeito passivo pode variar, sendo o Estado (se analisado sob o posicionamento no qual o bem jurídico tutelado é a administração pública) ou a coletividade (se for examinado que o bem jurídico tutelado é a ordem econômico-financeira).

Quem foi que criou a Lei de lavagem de dinheiro?

A leique pune a lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores provenientes de tráfico de drogas, terrorismo e contrabando, entre outros atos ilícitos, foi sancionada hoje (dia 3) pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

É correto falar sobre o crime de lavagem de dinheiro?

É correto falar sobre a lavagem de dinheiro: Quem utiliza o dinheiro proveniente de lavagem de dinheiro está sujeito à mesma penalidade do que quem cometeu o crime. Só está sujeito a lei de crime da lavagem de dinheiro aquele que comprovadamente usufruiu dos bens provenientes da lavagem que fez.

O que não configura lavagem de dinheiro?

Não se configura o delito de lavagem de dinheiro se o agente não age com dolo (direto ou indireto) no sentido de ocultação ou dissimulação – da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores (...).

É crime guardar dinheiro em casa?

“Manter dinheiro em casa, ainda que em somas elevadas, não constitui crime ou irregularidade administrativa, desde que o proprietário comprove a origem lícita desses recursos.

Como denunciar uma pessoa por lavagem de dinheiro?

As informações podem ser repassadas para as forças policiais através do canal Disque-Denúncia 181 , via telefone ou site, de forma anônima.

Porque se chama lavagem de dinheiro?

A expressão tem origem no fato de que o dinheiro adquirido de forma ilícita é sujo e, portanto, deve ser lavado para se tornar limpo. O uso do termo "money laundering" (literalmente, lavagem de dinheiro) foi registrado pela primeira vez no jornal inglês The Guardian e popularizou-se nos anos 1970, com o Caso Watergate.

Qual é a primeira fase da lavagem de dinheiro?

1ª Fase: Colocação. É a primeira etapa do processo, a colocação do dinheiro no sistema econômico. O Objetivo é ocultar sua origem, então, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro liberal.

São técnicas conhecidas de lavagem de dinheiro pirâmide?

Alguns exemplos incluem: 1. Golpes de pirâmide financeira: Foram identificados esquemas fraudulentos de pirâmide financeira que envolviam criptomoedas, onde os promotores prometiam altos retornos de investimento, mas, na realidade, operavam um esquema insustentável e lesivo aos investidores.

Qual é a ordem no processo de lavagem de dinheiro?

A lavagem de dinheiro é um delito tipificado pela Lei nº 9.613/1998, caracterizado por operações que introduzem ou ocultam, de maneira ilícita, bens e valores na economia. O processo de lavagem de dinheiro atravessa quatro fases distintas, sendo elas: colocação, ocultação e integração.

Quais são os três métodos de prevenção contra lavagem de dinheiro?

São elas:
  1. Identificação de clientes. As empresas devem identificar seus clientes e manter um cadastro atualizado, registrando todas as transações. ...
  2. Implantação de políticas e controles internos. ...
  3. Comunicação ao COAF.

Artigo anterior
O que é dígito na conta corrente?
Artigo seguinte
Como se calcula a décima parte de um número?