Como a fototerapia age?

Perguntado por: Ricardo Rodrigues Gaspar  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.

Como a fototerapia age na pele?

A fototerapia é um tratamento que envolve a exposição das áreas afetadas da pele à luz ultravioleta (UV). Ela é capaz de interromper a superprodução de células da pele e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase.

Quanto tempo a fototerapia faz efeito?

Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.

São efeitos da fototerapia?

A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.

Quais os benefícios da fototerapia?

A Fototerapia, trata-se de um procedimento repleto de benefícios para a pele, é um tratamento estético coadjuvante nos tratamentos de Acne, Clareamento de manchas, Rejuvenescimento, entre outros. Esta terapia estimula a criação de colágeno, previne e trata a acne, rugas e ajuda a amenizar os sintomas do melasma.

Fototerapia para recém nascidos - Dr Miguel Zaba

22 questões relacionadas encontradas

Quando a fototerapia é indicada?

A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.

Porque o bebê precisa fazer fototerapia?

A fototerapia é necessária quando o bebê apresenta icterícia que é sinalizada por um amarelado na pele, dos olhos e das mucosas do bebê. Os bebês prematuros têm maiores chances de ter icterícia e, por isso, necessitam normalmente de fototerapia mais do que os bebês nascidos a termo (nascidos no tempo certo).

O que é fototerapia e os cuidados de enfermagem?

Fototerapia, recém-nascido, icterícia. ... A fototerapia é a conduta mais utilizada, por ser um método não invasivo e de alto impacto na diminuição dos níveis de bilirrubina plasmática, e consiste na exposição do recém-nascido a luz de alta intensidade.

Quais são os recursos da fototerapia?

A Fototerapia consiste em um tratamento feito pela interação da irradiação eletromagnética da luz com os tecidos biológicos. Essa interação se dá por meio de fótons, que são constituintes de luz. O tratamento da Fototerapia pode ser feito com dois tipos de luz: LED e Laser.

O que quer dizer fototerapia?

A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.

Quanto tempo o bebê deve ficar na fototerapia?

Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

Como saber se a fototerapia está funcionando?

Para garantir a eficácia desse tratamento, é importante que a luz emitida tenha um comprimento de onda capaz de ser absorvido pela bilirrubina e que se tenha atenção à concentração inicial de bilirrubina, pois dessa forma é possível indicar a quantidade de sessões necessárias.

Quanto tempo demora para sair a icterícia?

Ela normalmente surge dois a três dias após o nascimento (a icterícia que surge nas primeiras 24 horas após o nascimento pode ser devida a um distúrbio grave). A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana.

Quantas sessões de fototerapia são necessárias?

O tratamento, comumente, é iniciado com a realização de duas a três sessões por semana e, após a melhora das lesões, essa frequência pode ser gradativamente reduzida, até a fototerapia ser suspensa.

Qual o valor de uma sessão de fototerapia?

Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.

Como a fototerapia age no processo de redução da hiperbilirrubinemia?

MECANISMO DE AÇÃO

O princípio básico da ação da fototerapia é a transformação fotoquímica da estrutura da mo- lécula da bilirrubina em produtos hidrossolúveis, passíveis de eliminação renal e hepática. Somen- te a bilirrubina que está próxima à superfície da pele será alterada diretamente pela luz.

Quais são os recursos Eletrotermofototerapêuticos?

As modalidades eletrotermofototerapêuticas podem ser consideradas como recursos, dentre outros (exercícios, medicações, psicoterapia), que, em conjunto, devem compor o tratamento de pacientes com SFM para se obterem resultados satisfatórios.

Quais são os recursos Eletrotermofototerapêuticos possuem eficácia?

A eletrotermofototerapia (ETFT) atualmente é muito utilizada na prática clínica da fisioterapia, com uma grande eficácia desde o princípio da sua história, através do uso de recursos como o calor, frio e estimulação elétrica.

Qual a função do aparelho de fototerapia?

O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia e quais são cuidados de enfermagem com este bebê?

O RN exposto à fototerapia pode apresentar algumas alterações tais como: diarréia; aumento de perdas insensíveis de água devido a superfície corporal aumentada e exposta que somada a demora na regulação do aleitamento materno pode levar a desidratação; susceptibilidade à hipertermia e à hipotermia devido à exposição ...

Quais os cuidados de enfermagem necessário no tratamento de icterícia neonatal?

As formas de tratamento da icterícia incluem fototerapia, a exsanguineo transfusão e a utilização de drogas capazes de acelerar o metabolismo e excreção da bilirrubina. O papel do enfermeiro frente ao recém-nascido submetido à fototerapia está centralizado na qualidade do tratamento e na precaução de complicações.

Quando fazer fototerapia em RN?

Quanto ao início da fototerapia, pode-se introduzi-la entre 12 e 24 horas de vida, independentemente do nível de bilirrubinemia, sendo denominada de forma profilática, precoce ou agressiva.

O que a icterícia pode causar no bebê?

A icterícia no bebê, também conhecida como icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia neonatal, acontece quando há aumento da concentração de bilirrubina no sangue do bebê, resultando em pele, olhos e mucosas mais amareladas.

O que causa a icterícia no Recém-nascido?

Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina, por sua vez, é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

Artigo anterior
O que é cultura erudita e dê exemplos?
Artigo seguinte
Pode penhora bens de empresa em recuperação judicial?