Como a escola pode funcionar como um aparelho ideológico do Estado?

Perguntado por: Eva Bianca Assunção de Marques  |  Última atualização: 24. April 2022
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Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...

Como a escola transmite a ideologia?

A escola como aparelho ideológico do Estado, vem a serviço da dominação de uma classe sobre a outra, através de um processo de hegemonia ideológica, mediante a uma conscientização alienante. Perpetuando uma relação de produção e distribuição social do poder de Estado.

Como funciona os aparelhos ideológicos do Estado?

A diferença básica entre os aparelhos repressivos de estado (ARE) e os aparelhos ideológicos de estado (AIE) é que os ARE se utilizam predominantemente de argumentos repressivos e coercitivos para atingirem seus objetivos. Já os AIE utilizam predominantemente a ideologia para manter sua dominação.

Qual a função da escola Segundo Althusser?

Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.

Como Louis Althusser denominou a escola?

Portanto a escola, enquanto instituição, é um elemento do Aparelho ideológico de Estado escolar e não o próprio AIE escolar. Althusser define AIE como um sistema complexo que compreende e combina várias instituições e organizações e suas respectivas práticas.

A Escola como Aparelho Ideológico de Estado

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O que Louis Althusser defendia?

Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. sentido, seria “como imaginário que intermedeia a relação das pessoas com suas condições de existência” (Ibidem.,2009, p. 159).

O que é escola é a função do professor para Louis Althusser?

Para Althusser, a escola desempenha papel dominante na disseminação da ideologia da classe atualmente dominante. É grande o tempo que os alunos passam na escola, de cinco a oito horas por dia, de cinco a seis dias por semana. Por ela passam crianças de todas as classes sociais, desde o Maternal.

Em que sentido Althusser considera a escola um aparelho ideológico do Estado?

Para Althusser (1970) a escola é um dos principais aparelhos ideológicos do Estado, pois contribui para reproduzir as relações sociais de produção capitalista na medida em quecontribuiparaaformaçãoda força de trabalho e para a inculcação da ideologia burguesa, além de ensinar a diferentes crianças, diferentes padrões ...

Que tipo de escola Gramsci defendia?

A proposta educacional apresentada por Gramsci é a da “escola unitária”. Para esboçá-la, o autor dedica grande atenção à escola clássica, humanista, existente antes da reforma de Giovanni Gentile, introduzida na Itália no início dos anos 1920.

Como Durkheim vê a escola?

Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.

Como os aparelhos de Estado funcionam?

Todos os aparatos estatais funcionam tanto na repressão como na ideologia, com a diferença de que o aparelho de estado (repressivo) opera de maneira maciça e prevalecente na repressão, enquanto os estados ideológicos operam de maneira maciçamente predominante na ideologia.

O que são os aparelhos ideológicos do Estado?

Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)
  • AIE religiosos (o sistema das diferentes Igrejas);
  • AIE escolar (o sistema das diferentes escolas públicas e privadas);
  • AIE familiar;
  • AIE jurídico;
  • AIE político (o sistema político, os diferentes Partidos);
  • AIE sindical;

Qual o papel dos aparelhos ideológicos?

Têm a função de assegurar, pela força (física ou sanção de decretos, portarias, leis) a permanência das relações de exploração em que a classe dominante perpétua o seu domínio sobre a classe dominada (proletariado). Os aparelhos ideológicos de Estado são em número muito maior do que os repressivos.

O que é a ideologia na educação?

A noção de ideologia pode ser compreendida como um corpus de representações e de normas que fixam e prescrevem de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir. Com o objetivo de impor os interesses particulares da classe dominante, esse corpus produz uma universalidade imaginária.

Como podemos pensar a ideologia em relação à educação?

As ideologias se referem à consciência prática indispensável à ação social. ... A crítica ideológica pode ser de grande valor pedagógico para a formação dos professores e para a formação humana omnilateral, sendo assumida, ao mesmo tempo, como meta educativa e como conteúdo de ensino.

O que é a ideologia do educador?

É quando o educador busca soluções para os problemas na escola.

O que defendia Gramsci?

Gramsci, a exemplo de Marx quando moço, enfaticamente defendia o historicismo. A partir desta perspectiva, todo significado se deriva da relação entre a atividade prática (ou 'práxis') e os processos sociais e históricos 'objetivos' dos quais formamos parte.

Quais as principais ideias de Antonio Gramsci sobre educação?

A própria evolução das crianças daria conta de grande parte do aprendizado. Gramsci tinha outra ideia: "A educação é uma luta contra os instintos ligados às funções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem 'atual' à sua época", escreveu.

O que é uma escola humanista?

A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.

Como a teoria sobre os aparelhos ideológicos de Estado AIÊ é concebida por Althusser?

O filósofo enumera de maneira pedagógica: Todos os Aparelhos Ideológicos de Estado competem pelo mesmo objetivo: a reprodução das relações de produção, ou seja, na reprodução das relações de exploração capitalistas. Cada aparelho o faz à sua maneira.

Qual a originalidade do pensamento de Louis Althusser?

Althusser afirma que a ideologia compreende uma existência material pois “uma ideologia sempre existe em um aparelho, em sua prática ou de práticas.” Ela sempre se manifesta através de ações, que estão inseridas em práticas, por exemplo, rituais, comportamentos convencionais etc.

Quem foi o filósofo Louis Althusser E o que são os aparelhos ideológicos de Estado?

O filósofo francês Louis Althusser (1918-90) encabeçou no marxismo a corrente estruturalista. O estruturalismo não definia isoladamente os elementos de um processo -histórico, econômico-, mas apenas privilegiava a relação heterogênea e conflitiva que existiria entre eles.

Qual a perspectiva desenvolvida por Louis Althusser sobre o controle social?

A perspectiva desenvolvida pelo autor é pessimista em relação à capacidade de ação autônoma do indivíduo diante do controle exercido pelas classes dominantes. A escola, por exemplo, é vista por Althusser como o aparelho ideológico de Estado mais significativo da sociedade contemporânea.

O que é teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica?

A teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica: considera que toda sociedade constitui-se como um sistema de relações de força material entre grupos ou classes. Sobre a base da força material surge um sistema de relações de força simbólica cujo objetivo é reforçar as relações de força materiais.

Qual o conceito de Marx e Althusser?

Se Marx não trata a ideologia em seu sentido mais amplo, coadunada à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a considera somente como resultado das condições materiais de existência.

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