Como a educação física pode ser utilizada como meio de inclusão social?

Perguntado por: Simão Sandro de Vicente  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

A Educação Física contribui para o desenvolvimento, por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a individualidade se expressam, tornando-se ambiente ideal para aprendizagem tanto das crianças tidas como "normais", quanto das com necessidades especiais e propicia o relacionamento entre elas.

O que é inclusão social na educação física?

A Educação Física Inclusiva traduz-se em “educação física para todos”, cujo principal objetivo é garantir o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes.

Qual o papel da educação física no processo de inclusão?

O papel do professor de educação física na inclusão, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando aos seus alunos o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem.

Como a educação física pode aumentar a inclusão?

A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar, dentre os diferentes benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e ...

Qual a importância de se trabalhar a educação física na educação Especial?

Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

Educação Física Inclusiva: Inclusão nas Aulas de Educação Física

36 questões relacionadas encontradas

Quais os 2 tipos de inclusão que pode ocorrer na educação física?

Uma das modalidades é a educação física adaptada, na qual os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separados dos seus colegas. A outra é a educação física inclusiva, na qual todos participam das mesmas atividades propostas.

Como seria a inclusão dos alunos nas atividades durante as aulas de educação física?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

Quais são os jogos inclusivos?

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre
  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.

Como trabalhar inclusão na educação física escolar?

Sobre os requisitos necessários para auxiliar na inclusão do portador de deficiência nas aulas de Educação Física, os professores sugeriram cursos de capacitação e reciclagem sobre inclusão escolar; adaptação do espaço físico; material didático adequado; método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico ...

Como criar uma atividade inclusiva?

Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
  1. 1) Seja flexível e adaptável. ...
  2. 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
  3. 3) Não policie o gênero. ...
  4. 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.

São exemplos de atividades inclusivas?

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre
  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.

O que é necessário para uma educação inclusiva?

Os princípios da educação inclusiva
  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
  2. Toda pessoa aprende. ...
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

O que são brincadeiras e jogos inclusivos?

As brincadeiras inclusivas, são pensadas para serem adaptadas as necessidades de cada um dos nossos pequenos, de forma sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa. As brincadeiras na infância: Porque brincar é tão importante?

O que são brinquedos inclusivos?

Brinquedos e brincadeiras inclusivos tem o objetivo de incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados. E tudo isso de maneira sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.

São jogos cooperativos?

O que são jogos cooperativos:

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.

Qual a Importância da educação física para portadores de deficiência?

Segundo o Guia, os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade.

Qual a importância da educação física na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade?

Uma das modalidades é a Educação Física Adaptada, na qual os alunos com deficiência praticam atividades físicas separados dos seus colegas. ... A Educação Física contribui para o desenvolvimento físico, intelectual, social e psicológico através de jogos e brincadeiras. É nesse contexto que a inclusão deve ocorrer.

Qual a importância da educação física na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade?

Praticar atividade física com regularidade melhora a qualidade e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência.

Como a educação física se insere na qualidade de vida das pessoas?

A Educação Física é vista como veículo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar ás pessoas que praticam atividades físicas.

Quais os benefícios da educação física inclusiva?

Veja alguns dos motivos para você adotar a educação física inclusiva:
  • Estimula o desenvolvimento motor;
  • Contribui para a integração social;
  • Atua no desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima;
  • Desenvolve valores de colaboração e empatia;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Previne doenças do coração e respiratórias.

Qual o maior objetivo da educação física inclusiva?

A Educação Física Inclusiva pode ser explicada como “educação física para todos”, a qual tem como objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas todos os alunos.

Artigo anterior
Quantos empréstimos consignados posso fazer pelo INSS 2021?
Artigo seguinte
Para que serve o remédio paclitaxel?