Como a educação especial deve ser vista a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Perguntado por: Lisandro Mateus Branco Fonseca Matias  |  Última atualização: 27. Februar 2022
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Como citar a Política Nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. ______. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008.

Em que ano foi lançado as diretrizes da Política Nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?

foi divulgada, no Brasil, em 2008 e, desde então, tem impactado na organização e no funcionamento dos serviços especializados para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerados o público-alvo da Educação Especial (PAEE).

Como é conceituada a educação especial de acordo com a Política de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva de 2008?

Este documento apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008, a qual conceitua a educação especial e define como público os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação; o Decreto Nº.

Quais são objetivos da Política Nacional de educação especial equitativa inclusiva e com Aprendizado ao longo da vida?

Em resposta a esse clamor, nasce a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, voltada para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

33 questões relacionadas encontradas

O que é a PNEE?

O PNEE dá às famílias o poder de decidir se as crianças que “não se beneficiam em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos” deverão ser matriculadas em escolas especiais ou não.

São objetivos da política Nacional de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva exceto Escolha uma?

Questão 4 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, tem como seus objetivos assegurar, EXCETO: Escolha uma: a. Transversalidade da modalidade de educação especial, desde a educação infantil até a educação de segundo grau.

Qual é a relação entre educação especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Quais os embasamentos legais da educação especial?

A implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva através do Decreto n.º 7.611. Lei n.º 12.796/13 – alterações artigo 58 da LDB – Lei nº 9.3941/96 ampliando o conceito de Educação Especial para promover a inclusão de PcD nas escolas de ensino regular.

Qual foi o primeiro marco legal de nosso país que tratou sobre a educação especial?

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no artigo 58, a educação especial constitui “a modalidade de educação escolar oferecida prefe- rencialmente na rede regular de ensino, para educandos com defici- ência, transtornos globais do desenvolvimento e ...

Qual o Ano da Política Nacional de Educação Especial?

A Convenção que, no Brasil, tem status de emenda constitucional, pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, obriga o Estado a garantir nacionalmente um sistema de educação inclusivo em todos os níveis do ensino, sendo expressamente proibido excluir pessoas com deficiência do sistema educacional em razão da ...

O que diz a LDB sobre Educação Especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Quando se inicia a oferta da Educação Especial segundo a lei?

§3º A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Art.

Quais são os princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quando o Brasil começou a criar políticas de educação inclusiva?

No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.

O que é política de inclusão escolar?

Mediante as políticas públicas de inclusão escolar, promove-se uma política de universalização da escolarização: todos são chamados a participar do sistema escolar, tendo acesso à educação escolarizada, sendo que a igualdade de condições para aprender pretende estar garantida na medida em que se compartilha o mesmo ...

Quais são os marcos legais da Educação Especial no Brasil?

Marcos legais
  • Histórico dos marcos legais da educação inclusiva.
  • Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.
  • Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
  • Plano nacional de educação (PNE)
  • Lei brasileira de inclusão (LBI)

Quem é o público da Educação Especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

O que é uma escola especial?

De acordo com o Art. 58 da Lei n° 9.394/1996 , entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.

É correto falar Educação Especial?

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

Como deve ser a Educação Especial?

A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades.

Qual é o papel da escola na educação inclusiva?

Na educação inclusiva, a escola e a família têm papéis complementares no processo de ensino e aprendizagem. ... Já a escola é responsável por estimular a socialização dessas crianças e democratizar o acesso ao conhecimento. Dessa forma, é fundamental haver uma relação de colaboração e confiança entre a escola e a família.

Quais são os dois princípios da educação inclusiva?

Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. ... A educação inclusiva diz respeito a todos.

Quais são os três estágios do planejamento reverso?

3 etapas do Planejamento Reverso
  • Identificar os resultados desejados.
  • Determinar evidências aceitáveis.
  • Planejar experiências de aprendizagem.

São práticas inclusivas em sala de aula exceto?

QUESTÃO 25 São práticas inclusivas em sala de aula, EXCETO: a) Planejamento, desenvolvimento e revisão do ensino, realizados de forma colaborativa.

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