Como a desigualdade social se manifesta na sociedade?

Perguntado por: Raquel Cristiana de Sousa  |  Última atualização: 13. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

A desigualdade social é prejudicial para a sociedade, pois pode levar a conflitos, pobreza, exclusão social e falta de mobilidade social. As pessoas mais afetadas pela desigualdade social são geralmente aquelas que têm menos renda, menos acesso a serviços públicos, menos educação e menos oportunidades de emprego.

Como a desigualdade social se apresenta na sociedade?

À medida que a desigualdade social se alastra, a população é afetada de diversas maneiras e isso pode diminuir a motivação das pessoas em lutar por mudanças. De forma resumida, essa realidade pode gerar níveis altos de desemprego, desnutrição, doenças, violência, miséria, marginalização, mortalidade etc.

Quais são os fatores que levam à desigualdade social?

A desigualdade social no Brasil é um problema causado por falta de acesso à educação, baixos salários, concentração de terra e pelo histórico de colonização e escravidão. Na paisagem do Rio de Janeiro, o contraste entre favelas e grandes edifícios, um reflexo da desigualdade social no Brasil.

Quais são os exemplos de desigualdade social?

O primeiro exemplo para demonstrar a desigualdade social no nosso país é o crescimento do número de favelas. Nos últimos 10 anos, o número saltou de 6.329 favelas em 323 municípios, para 13.151 em 734 cidades.

Quem mais sofre com a desigualdade social no Brasil?

Mulheres e pessoas negras são as que mais sofrem os impactos da desigualdade e também as que menos contam com representação política, no executivo, legislativa e judiciário.

Desigualdade social no mundo

22 questões relacionadas encontradas

O que falar na redação sobre desigualdade social?

A desigualdade social é um problema que afeta diversas sociedades, sendo caracterizada pela ausência de um equilíbrio econômico entre os indivíduos de um país.

Por que o Brasil é um país com tanta desigualdade?

Entre elas podemos destacar a falta de investimento em educação, saúde e infraestrutura, a desigualdade salarial, a discriminação de gênero, raça ou etnia, e a falta de oportunidades de emprego para os grupos mais vulneráveis. Políticas públicas inadequadas também contribuem para a perpetuação da desigualdade social.

Como a desigualdade social se manifesta na sociedade brasileira?

Mesmo assim, o que se constata é o aumento da favelização, desigualdade alimentar, falta de saneamento básico, ensino de baixa qualidade, menos formação, desemprego, precariedade na saúde pública e no transporte público. Enquanto isso, os 10% mais ricos no Brasil possuem quase 80% do patrimônio privado do País.

Como está a desigualdade social no Brasil?

As desigualdades patrimoniais são ainda maiores do que as de renda no Brasil e são uma das mais altas do mundo. Em 2021, os 50% mais pobres possuem apenas 0,4% da riqueza brasileira (ativos financeiros e não financeiros, como propriedades imobiliárias).

Como a desigualdade social afeta a vida dos jovens?

Os jovens de baixa renda são os mais afetados pelo desemprego e piores condições de trabalho, muitas vezes sem completar o ensino fundamental. Os jovens com renda mais alta, por outro lado, tendem a ser menos afetados pelo desemprego e encontram melhores empregos.

O que foi a desigualdade social?

A desigualdade social é a diferença existente entre as classes sociais ou castas dominantes e as classes sociais ou castas dominadas. Ao longo dos tempos, os sistemas econômicos e políticos das cidades foram criando mecanismos de distinção entre as pessoas.

Por que a desigualdade social gera violência?

"A desigualdade de renda coloca para a margem do sistema produtivo parte da população, favorecendo, por sua vez, a realização de atividades ilegais como forma de sobrevivência” explicam os pesquisadores.

Como a desigualdade social afeta a educação?

Desigualdade Social e Acesso à Educação: A desigualdade social é um dos maiores desafios para a educação pública no Brasil. Muitas crianças e jovens de comunidades pobres não têm acesso à educação de qualidade, o que pode perpetuar o ciclo de pobreza.

O que a desigualdade social afeta?

De acordo com a Oxfam Brasil, “A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

Como dar início a uma redação?

Confira algumas opções:
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Quais são os principais problemas sociais?

Veja a seguir 12 tipos de problemas sociais com os quais nosso país se depara diariamente.
  • Saúde. ...
  • Educação. ...
  • Moradia. ...
  • Desemprego. ...
  • Saneamento básico. ...
  • Desigualdade social. ...
  • Trabalho infantil. ...
  • Fome.

Como explicar a desigualdade?

A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. Ouça o texto abaixo! Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento.

Qual é a maior desigualdade social?

Ranking completo de países mais desiguais segundo o coeficiente de Gini:
  1. África do Sul (63)
  2. Namíbia (59,1)
  3. Zâmbia - (57,1)
  4. República Centro Africana (56,2)
  5. Essuatíni - (54,6)
  6. Colômbia (54,2)
  7. Moçambique (54)
  8. Botsuana (53,3)

Onde há mais desigualdade social?

Nações da África e da América do Sul e Central são as que mais sofrem com concentração de renda. A disparidade na distribuição de renda é um desafio histórico no desenvolvimento de diversas nações, especialmente aquelas classificadas como de médio e baixo desenvolvimento.

De quem é a culpa da desigualdade social?

Para Piketty, o maior culpado da desigualdade mundial é o capitalismo. O autor afirma em seu livro que a culpa da desigualdade não é a tecnologia ou a economia, mas a ideologia e a política.

O que é desigualdade social na escola?

Quando falamos de desigualdade escolar estamos falando sobre as diferenças nos resultados de aprendizagem e, portanto, da necessidade de um olhar atento para as políticas públicas educacionais que busquem reduzir essa desigualdade.

É preciso reduzir a desigualdade social brasileira?

Apesar de não ser um fenômeno novo, a desigualdade social é um problema que vem avançando pelo mundo. Diminuir a distância entre as pessoas mais ricas e as mais pobres é crucial quando nos propomos a criar um mundo mais justo e igualitário, em que todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades.

Artigo anterior
Como colocar senha de impressão digital nos apps?
Artigo seguinte
O que pode ser Quando uma pinta coca?