Como a atropina age no coração?

Perguntado por: Ariana Assunção  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Características farmacológicas da atropina A atropina é um agente antimuscarínico, bloqueia a ação da acetilcolina nos locais parassimpáticos do músculo liso, das glândulas secretoras e do SNC, aumentando a frequência cardíaca acelerando o marcapasso sinusal e atrial e melhorando a condução através do nó AV.

Qual é a ação da atropina?

A atropina é eficaz como pré anestesia por inibir as secreções e ressecar as vias respiratórias e as mucosas reduzindo também a secreção gástrica.

Para que serve atropina na Parada cardíaca?

A atropina é um remédio de uso injetável indicado como antídoto nos casos de intoxicação por inseticidas organofosforados ou para o tratamento de arritmias cardíacas ou úlcera péptica, pois tem ação antiarrítmica e antiespasmódica.

Para que serve atropina na emergência?

APRESENTAÇÃO ATROPINA 0,5 MG/ML, AMPOLA 1 ML

É um medicamento de uso no pronto atendimento, indicado no tratamento da bradicardia e na intoxicação exógena, sendo o antídoto na intoxicação por organofosforados1,2,3. Faz parte dos medicamentos do carrinho de emergência dos serviços de saúde.

Como usar atropina para bradicardia?

Como se usa

Administração: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa. Tempo de injeção: pelo menos durante 1 minuto. ATENÇÃO: a administração intravenosa mais lenta pode paradoxalmente causar diminuição da frequência cardíaca.

Atropina na Prática

20 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando os batimentos cardíacos estão muito baixos?

Como tratar um coração lento? As pessoas que detectam os sintomas de bradicardia devem procurar imediatamente o cardiologista. Ele irá revisar todos os sinais presentes, rever o histórico médico e familiar do paciente e encaminhá-lo para os exames necessários.

Porque os batimentos cardíacos ficam baixos?

Podem ocorrer por envelhecimento do sistema de condução elétrico (fiação do coração), uso de medicação que tem ação cronotrópica negativa (que diminuem a frequência cardíaca), intoxicação medicamentosa, anormalidades no funcionamento da tireoide, distúrbios de alguns eletrólitos como o potássio, calcificação de ...

Para que serve atropina embaixo da língua?

Os colírios de atropina geralmente são usados para tratar doenças oculares, mas também podem ser usados por via oral sob a língua para ajudar a reduzir a hipersalivação (SMULYAN, 2018).

Quais são os benefícios da atropina?

Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.

Quanto tempo a atropina faz efeito?

O tempo de duração de efeito da atropina é de cerca de 20 dias. Então serão cerca de 20 dias que você provavelmente passará com a visão embaçada.

Quando usar atropina na RCP?

O sulfato de atropina é um fármaco parassimpaticolítico que aumenta a frequência cardíaca e a condução através do nó atrioventricular. É administrada para bradiarritmias sintomáticas e bloqueio de nó atrioventricular de alto grau. Não mais é recomendada para assistolia ou atividade elétrica sem pulso.

Qual é a primeira medicação utilizada na parada cardiorrespiratória?

Adrenalina/Epinefrina

consequência, há aumento da frequência cardíaca e da força de contração ventricular, o que resulta no aumento do débito cardíaco (GOLAN et al., 2017; BRUNTON, 2019). Devido a esses efeitos, a adrenalina deve ser o primeiro fármaco a ser utilizado em qualquer ritmo de parada.

Qual é o princípio ativo do atropina?

O sulfato de atropina é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. O sulfato de atropina é um alcaloide natural da beladona e possui ação anticolinérgica e antiespasmódica.

Qual a definição de atropina?

Definição. A atropina é um alcaloide com propriedades antimuscarínicas encontrada na planta Atropa beladona (também chamada de beladona e erva-moura), sendo amplamente utilizada para a redução das respostas parassimpáticas.

Qual a via de administração de atropina?

Atropina (solução) 0,25 mg/1 mL; 0,5 mg/1 mL – Via Intramuscular. ADMINISTRAÇÃO: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa.

O que reverte atropina?

Como tratamento instituiu-se uma terapia com 500ml de solução fisiológica e furosemida (2mg/kg) por via intravenosa para favorecer a filtração glomerular e acelerar a eliminação da atropina; para reverter os efeitos anticolinérgicos da atropina foi administrado neostigmina na dose de 0,05mg/kg (ANDRADE et al; 2002).

Quando dar atropina?

Indicado em contrações intestinais, uretrais e vesicais, estimulante cardíaco e respiratório, dilatador dos brônquios, intoxicações por organofosforados, antídoto da eserina, pilocarpina, morfina, aerocolina e clorofórmio. Pode ser administrado por vias: intramuscular, subcutânea e endovenosa.

Quais os efeitos colaterais da atropina sublingual?

Boca seca, visão turva, fotofobia e taquicardia ocorrem com frequência.

Para que serve atropina no canto da boca?

O colírio de atropina passou a ser empregado em pacientes com condições relacionadas ao acúmulo de saliva por conta de dificuldades de degluti-la, seja neurológicas (4) ou neoplásicas (5). Diante desta perspectiva, aventa-se o uso da atropina sublingual após a intubação poderá reduzir a frequência de PAVM.

Qual é o mínimo que o coração pode bater?

“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.

É normal batimento 44?

Em média, o coração humano bate entre 50 e 100 vezes por minuto quando estamos em repouso. Quando o coração bate menos do que 50 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com bradicardia.

Quando o batimento cardíaco é considerado perigoso?

Chamamos de taquicardia quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto. Essa condição possui diversas causas, podendo ser tanto fisiológicas quanto patológicas.

Quais são os batimentos cardíacos de uma pessoa que está infartando?

Apresentar aumento acentuado da falta de ar ou dificuldade para respirar. Desmaio. Coração acelerado: Batimentos do coração acima de 120 batimentos por minuto em repouso.

O que é mais perigoso taquicardia ou bradicardia?

Elas podem ser de vários tipos: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas, e casos em que o coração pulsa com descompasso, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca.

O que acontece quando os batimentos cardíacos estão abaixo de 50?

Batimentos abaixo de 50 são denominados bradicardia e não necessariamente significam doença pois podem ser no ritmo normal do coração (bradicardia sinusal) sendo apenas a frequência mais baixa como em atletas, nesse caso não necessitam de tratamento, ou as vezes pelo uso de alguma medicação (como betabloqueadores).

Artigo anterior
Para que serve o suco de couve em jejum?
Artigo seguinte
Quanto tempo o ser humano aguenta ficar acordado?