Como a atropina age na intoxicação por organofosforados?

Perguntado por: Martinho Vasco Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (61 avaliações)

A atropina em doses suficientes antagoniza efetivamente as ações nos locais de ligação dos receptores muscarínicos, sendo eficaz como antídoto na intoxicação por inseticidas organofosforados3,4.

Como a atropina pode ser aplicada na intoxicação por organofosforados?

Atropina é administrada em quantidade suficiente para aliviar o broncospasmo e broncorreia em vez de normalizar o tamanho da pupila ou frequência cardíaca. A dose inicial é de 2 a 5 mg IV (0,05 mg/kg para crianças); a dose pode ser dobrada a cada 3 a 5 minutos, conforme necessário.

Como age a atropina em crise de intoxicação Muscarínica?

A atropina é o antídoto específico para os efeitos muscarínicos e deve ser administrada assim que se suspeitar o diagnóstico. Não tem efeito em receptores nicotínicos.. Dose excessiva de atropina resulta em agitação e taquicardia.

Qual o efeito da atropina?

Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.

Como reverter a intoxicação por organofosforado?

O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.

INTOXICAÇÃO POR ORGANOFOSFORADOS E CARBAMATOS

43 questões relacionadas encontradas

Qual a enzima inibida no caso de intoxicação por organofosforado?

A principal forma de intoxicação por OFs deve-se ao mecanismo de ação básico destes compostos, que se dá pela inibição irreversível da enzima acetilcolinesterase.

Que medicamento deve ter sido utilizado para a reversão do quadro de intoxicação aguda por organofosforado?

Após ser levado pela ambulância ao hospital, que medicamento deve ter sido utilizado para a reversão do quadro de intoxicação aguda por organofosforado? Adrenalina.

Por que a atropina é indicada nesse caso?

A atropina é um remédio de uso injetável indicado como antídoto nos casos de intoxicação por inseticidas organofosforados ou para o tratamento de arritmias cardíacas ou úlcera péptica, pois tem ação antiarrítmica e antiespasmódica.

Quanto tempo demora para atropina fazer efeito?

Para que serve Atropina

Atropina produz dilatação da pupila e a paralisação da acomodação visual. O medicamento começa a agir logo após a aplicação nos olhos e demora cerca de 30 a 40 minutos para atingir seu efeito máximo.

Quanto tempo dura o efeito da atropina?

30a 40 minutos; o efeito persiste e a recuperação completa ocorre dentro de cerca de 7 a 10 dias. A ATROPINA demora cerca de 1 a 3 horas para produzir cicloplegia máxima e demora cerca de 6 a 12 dias para recuperar a acomodação basal.

Qual é o mecanismo de ação da atropina na intoxicação por carbamato?

No tratamento das intoxicações por organofosforados e carbamatos, o uso de atropina é essencial, por ser um antagonista competitivo da acetilcolina, tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso autônomo. Os sinais de atropinização incluem midríase (o mais precoce), taquicardia e ruborização cutânea.

Qual antídoto é utilizado para tratamento de intoxicação por anticolinérgicos?

Fisostigmina é o antídoto específico para intoxicações por anticolinérgicos e deve ser utilizado nas seguintes situações: Agitação grave ou comportamento psicótico não responsivo a outros tratamentos. Evidência clínica de síndrome anticolinérgica central e periférica. Ausência de história de convulsões.

Como tratar intoxicação por agrotóxico?

– lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; – não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; – no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.

Como atua a atropina atropina é usada em intoxicação por organofosforado Por quê?

A atropina em doses suficientes antagoniza efetivamente as ações nos locais de ligação dos receptores muscarínicos, sendo eficaz como antídoto na intoxicação por inseticidas organofosforados3,4.

Qual a diluição de atropina?

Atropina (solução) 0,25 mg/1 mL; 0,5 mg/1 mL – Via Intravenosa Direta. TEMPO DE INJEÇÃO: pelo menos durante 1 minuto. ATENÇÃO: a administração intravenosa mais lenta pode paradoxalmente causar diminuição da frequência cardíaca.

Quais os cuidados de enfermagem com atropina?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à atropina:
  1. Atentar para a via de administração e a dosagem prescritas pelo médico.
  2. Orientar o paciente a não deixar o leito sem auxílio da enfermagem, devido ao risco de desorientação.
  3. Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Como a atropina acelera a frequência cardíaca?

Ação cardiovascular: o bloqueio dos receptores m2 na musculatura cardíaca permite um aumento da força de contratilidade e da frequência cardíaca. Esse último efeito também é favorecido pelo bloqueio dos receptores m1 pré-juncionais do nodo sinoatrial, provocando uma leve taquicardia.

Como a atropina age na bradicardia?

Em baixas doses há a diminuição da frequência cardíaca, pois o efluxo eferente vagal é ativado, bloqueado o M1 nos neurônios inibitórios pré-juncionais, permitindo a libertação de acetilcolina. Já em altas doses a atropina bloqueia os receptores M2 no nódulo sinoatrial e a frequência cardíaca aumenta.

Como pupila voltar ao normal?

Para diminuir a dilatação da sua pupila, você deve ser paciente! Isso mesmo, você deve esperar algumas horas, pois, geralmente, a pupila volta ao tamanho normal em pouco tempo. A duração do tempo pode ser um pouco maior em casos de realização de exames de vista, em que colírios que dilatam a pupila são usados.

Para que serve atropina na Parada cardíaca?

O sulfato de atropina é uma droga parassimpaticolítica que aumenta tanto a automaticidade do nó sinusal como a condução atrioventricular (AV) por ação vagolítica direta. Indicações: No miocárdio doente, a elevação do tônus parassimpático pode precipitar distúrbios de condução ou assistolia.

Qual a função da atropina na PCR?

- Aumenta o consumo de oxigênio pelo miocárdio; - Inativa quando administrada com soluções alcalinas; - Quando administrada por via venosa periférica podem ocorrer isquemia e necrose como resultado de extravazamento. A atropina é um fármaco parassimpaticolítico que reduz o tônus vagal pela sua ação vagolítica cardíaca.

Qual é o fármaco de escolha para casos de intoxicação por organofosforados explique o mecanismo de ação?

Geralmente a intoxicação é tratada com anticolinérgicos (atropina) e regeneradores da AChE (oximas).

Para que serve o medicamento flumazenil?

Flumazenil, para o que é indicado e para o que serve? Flumazenil é indicado para promover a reversão completa ou parcial dos efeitos sedativos centrais dos benzodiazepínicos.

Como reverter intoxicação por chumbinho?

No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.

Artigo anterior
Qual exame para saber se tem leucemia?
Artigo seguinte
O que é bom para falta de cartilagem?