Como a atmosfera protege a Terra?

Perguntado por: António Nunes de Borges  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Como é atmosfera protege a Terra?

Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima.

Qual a função da atmosfera no nosso planeta?

A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!

Como a atmosfera pode ser um escudo protetor do planeta?

Proteção contra impactos de meteoros

Os danos causados por esses corpos não são maiores porque a atmosfera atua como um escudo protetor da superfície. Ao entrar em contato com o ar concentrado da atmosfera, sobretudo oxigênio, os meteoros se fragmentam e entram em combustão, o que impede que causem danos a superfície.

O que aconteceria na Terra sem a atmosfera?

Após a pressão atmosférica chegar a cerca de 2% da pressão atual, a evaporação do oceano cessaria e as camadas superiores do que restou dos mares congelariam. Nesse estágio, as únicas criaturas capazes de sobreviver na Terra seriam alguns organismos anaeróbios — ou seja, que não precisam de oxigênio.

Quais as camadas da atmosfera e como a Terra se protege da radiação solar?

28 questões relacionadas encontradas

Porque a atmosfera pode ser considerada como um cobertor do planeta?

A atmosfera terrestre deve ser vista como um grande 'cobertor' do planeta. ... Com afirma Manahan (1984), 'é particularmente um fato feliz o fato de a atmosfera filtrar a radiação Ultra Violeta de comprimento de onda (λ) menor que cerca de 300 nm que destrói os tecidos vivos'.

Como é a atmosfera de outros planetas?

Marte – assim como Vênus, possui elevados níveis de dióxido de carbono na atmosfera (95,3%), seguido por nitrogênio (2,7%) e argônio (1,6%). A cor do planeta está associada aos altos níveis de poeira atmosférica; Júpiter – a composição atmosférica do planeta Júpiter é dada por 75% de hidrogênio e 24% de hélio.

Porque não há ventos fora da atmosfera?

Essa camada não se dissipa pelo espaço interplanetário porque a força de gravidade a retém próxima à superfície terrestre. Ela é composta de gases e minúsculas partículas líquidas e sólidas, os aerossóis, mas sua composição é variável no tempo e no espaço.

Qual é a função da atmosfera resposta?

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

O que protege a Terra do Sol?

A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.

Qual é a atmosfera da Terra?

As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

É verdade que o oxigênio e o gás que forma o ar?

Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.

Por que a atmosfera se desloca para o oeste?

Sabemos que a movimentação do ar ocorre em função das variações de pressão atmosférica, de forma que o ar que se encontra em uma região de maior pressão tende a se deslocar para zonas de menor pressão.

O que cria o vento?

Isso tem uma explicação: em algumas regiões da Terra, nosso astro maior, o Sol, esquenta a superfície de forma mais acelerada. Ao longo desse processo, o ar quente do solo sobe e o ar frio vem de uma região distinta para ocupar seu espaço. Esse deslocamento de ar quente e frio faz com que o vento surja.

Por que a gente não vê o vento?

Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. “Para que um objeto seja visto é preciso que um raio de luz incida sobre ele, refuta e atinja o olho do observador”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

Como é o ar em em outros planetas?

Além da Terra, muitos dos outros objetos astronômicos do Sistema Solar têm atmosferas. Estes incluem todos os gigantes gasosos, assim como Marte, Vênus e Plutão. Várias luas e outros corpos também têm atmosferas, como os cometas e o Sol. Há evidências de que os planetas extra-solares podem ter uma atmosfera.

Como é a atmosfera de Saturno?

A atmosfera de Saturno também é predominantemente composta por hidrogênio (97%), além de gás hélio (3%) e gás metano (0,05%).

Como é a atmosfera de Júpiter?

Composição atmosférica: a atmosfera de Júpiter é composta, basicamente, por dois gases: 86% de hidrogênio e 14% de hélio. Há, de forma ínfima, a presença de metano, amoníaco, vapor d'água e sulfureto de hidrogênio.

Como pode ser comparada a atmosfera?

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço. Ela pode ser comparada a uma capa que protege contra o choque com corpos celestes.

Por que a termosfera e quente?

A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.

Qual o fenômeno que ocorre na atmosfera que faz com que boa parte da radiação solar retorne para o espaço?

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais merecem destaque: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), o metano ou gás natural (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Como ocorre o deslocamento dos ventos de Oeste?

Esses ventos deslocam-se em obediência ao efeito coriólis (força inercial causada pelo movimento de rotação), que faz com que os ventos do norte desloquem-se no sentido leste-oeste e os ventos do sul, no sentido oeste-leste, conforme ilustrado no esquema acima.

Por que ocorrem os ventos de oeste?

um corpo afastando-se do equador: aproxima-se do eixo de rotação e adquire movimento para leste; da mesma forma, ao aproximar-se do equador: afasta-se do eixo de rotação e adquire movimento para oeste.

Como ocorre o deslocamento do ar?

A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir. Ademais, o deslocamento ocorre das áreas de alta pressão para baixa pressão.

O que é formado o ar?

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

Artigo anterior
Quem é mais rica Boticário ou Natura?
Artigo seguinte
Como funciona o seguro garantia contratual?