Como a argamassa pode ser definida?

Perguntado por: Mafalda Simões Lopes  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Qual o conceito de argamassa?

Ela é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em casos específicos, pode-se adicionar aditivos como barro, cal, saibro, caulim, entre outros. Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade.

Quais são as características da argamassa?

As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade, enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.

Quais são as 3 principais propriedades da argamassa?

Propriedades essenciais ao bom desempenho das argamassas de revestimento: trabalhabilidade, especialmente consistência, plasticidade e adesão inicial; retração; •● aderência; •● permeabilidade à água; •● resistência mecânica, principalmente a superficial; •● capacidade de absorver deformações.

Como definir o traço da argamassa?

“O mais comum é o traço 1:3, ou seja, uma parte de cimento e 3 partes de areia, se for utilizar cal, o traço mais usual é 1:2:8 sendo 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 8 partes de areia”, orienta.

ARGAMASSA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

43 questões relacionadas encontradas

Qual a proporção da argamassa?

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

Como se calcula a quantidade de argamassa?

Quantidade de argamassa para pisos e revestimentos

Mas, de maneira geral, são necessários 5kg de argamassa para revestir 1m2 de área. Caso a colagem seja dupla – ou seja, quando a argamassa é aplicada tanto na base quanto no verso do revestimento – deve-se considerar o dobro, logo, a quantidade aumenta para 10kg/m2.

Quais são os 4 tipos de argamassa?

Existem 4 tipos de argamassas colantes: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada argamassa industrializada ou colante apresenta sua propriedade específica, em virtude da sua peculiaridade e da quantidade de aditivo.

Qual é a função da argamassa?

Sua função principal é atuar como uma cola para revestimentos cerâmicos em geral. Porém, ela também cumpre seu papel primordial no levantamento de paredes em tijolos e blocos, atuando como uma massa colante para assentar os blocos e tijolos com a devida segurança.

Quais os constituintes das argamassas?

Se os constituintes básicos das argamassas são cimento, cal, areia e água, tem-se uma variedade muito grande de possibilidades em função das proporções adotadas para cada constituinte durante a operação conhecida como dosagem.

Qual é a composição química da argamassa?

O que é argamassa? Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

Qual a diferença entre os tipos de argamassa?

Você sabe a diferença entre a argamassa comum e a colante? A argamassa comum é uma mistura de cimento, água, areia (ou outros agregados), podendo ou não conter aditivos, já a argamassa colante é também composta por esses elementos mais aditivos que têm papel de aumentar seu poder de adesividade e tempo em aberto.

Qual é a argamassa mais forte?

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

Qual a origem da argamassa?

Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma.

Quais as vantagens do uso da argamassa?

Deixa a obra mais uniforme

A argamassa pronta tem um padrão de mistura que garante a uniformidade, independentemente da quantidade preparada e do profissional que está fazendo a aplicação, garantindo harmonia e homogeneidade, principalmente, quando é utilizada para o reboco de paredes.

Quantos tipos de argamassa?

Isso porque elas são classificadas em três tipos de argamassa: ac1, ac2 e ac3. Cada uma possui funcionalidades próprias, dependendo de suas características e resistência à tração.

Como é feita a argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção.

Como se usa a argamassa?

Com a mistura de areia e cimento ou o conteúdo da argamassa pronta dentro do seu recipiente, abra um buraco no meio da argamassa e vá adicionando água aos poucos. É importante ficar atento à textura, que deve ser firme e consistente, e não muito mole ou muito dura.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco — que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, tijolos e revestimentos, além de impermeabilizar, nivelar e regular superfícies.

Qual argamassa mais usada?

A Quartzolit é líder em argamassas colantes e tem o produto ideal para cada necessidade da sua obra. Seja para o assentamento de pisos e paredes, de cerâmicas internas ou externas, porcelanatos, piso sobre piso, pastilhas, entre outras.

O que é mais forte cimento ou argamassa?

Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.

Qual tipo de argamassa usar?

Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.

Qual o melhor tipo de argamassa?

A argamassa ACI é um tipo mais versátil. Pode ser usada em diversas situações, como no assentamento de porcelanatos, cerâmicas, piscinas ou fachadas. Além disso, pode ser aplicada em ambientes externos ou internos, de alto ou baixo tráfego.

Como fazer levantamento de argamassa?

O primeiro passo para calcular a quantidade de materiais da argamassa é encontrar o volume total da área a ser preenchida. Para isso, multiplique largura x comprimento. Em seguida, você deve multiplicar o volume encontrado pela espessura da sua camada.

Qual a quantidade de água na argamassa?

A mistura da argamassa com a água deve ser realizada pesando a quantidade de massa de 2,5kg medindo o volume ou pesando a massa de água de assentamento de acordo com o indicado pelo fabricante com aproximação de 1,0g ou 1mL e, então, verter a água no fundo do recipiente de mistura.

Artigo anterior
Como surgiu a cooperativa Lar?
Artigo seguinte
O que é flagrante permanente?