Com que idade o filho pode escolher com quem ficar?

Perguntado por: Benedita Andrade  |  Última atualização: 23. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

"A partir dos 12 anos, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar.

Quando a mãe pode perder a guarda do filho para o pai?

- Os artigos 1.637 e 1.638 do Código Civil indicam as hipóteses em que o pai ou a mãe poderão perder o poder familiar, se comprovada a falta, a omissão ou o abuso em relação aos filhos. - Podem vir a perder caso coloquem em risco o menor como em casos de violência ou ameaças físicas e verbais contra o filho.

Quando o filho diz que quer morar com o pai?

Nessa situação, o que fazer? Em primeiro lugar, é preciso entender a motivação do jovem. Se ele argumenta que tem uma relação melhor com o pai, ou que este tem um horário de trabalho mais flexível, podendo participar mais da vida do filho, pode ser uma boa ideia fazer uma experiência nesse arranjo.

Quanto tempo o pai pode ficar com o filho?

Não existe idade mínima para que a guarda compartilhada seja aplicada. Desde modo, mesmo que se trate de um bebe recém nascido, o pai terá direito de exercer a guarda compartilhada com a mãe, ou vive-versa.

Como escolher com quem quer morar?

A lei determina que a guarda do menor ficará com aquele que reunir maiores condições de cuidar do filho, de maneira a atender o melhor interesse da criança. Na legislação brasileira não está determinada uma idade específica a partir da qual a criança pode escolher se deseja ficar com o pai ou com a mãe.

A Partir de Que Idade os Filhos Podem Escolher com Quem Ficar

23 questões relacionadas encontradas

Quando a criança decide com quem quer morar?

"A partir dos 12 anos, a criança tem o direito de escolher com qual dos pais quer ficar. Mas, também a partir dos 8 anos, a criança já é ouvida e a opinião dela é levada em consideração no momento da concessão da guarda", comenta a advogada Márcia Isabel, da equipe Mdurães Advogados & Consultores Associados.

Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Então é preciso ficar atento: se você paga ou recebe pensão alimentícia, a partir do dia 1º de janeiro de 2021 a porcentagem dos alimentos deverá ser calculada sobre o valor de R$1.100,00, caso a sua pensão tenha por base o salário mínimo.

Como funciona o direito de visita do pai?

O que é o direito de visita? O pai ou a mãe, que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge ou companheiro, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação.

Quando o pai pode levar o filho pra casa dele?

No caso de criança com até 2 anos de idade, o ajuste da guarda e o regime de visitas se adaptará para atender a natureza da criança. Via de regra, os tribunais tem decidido que somente a partir dos 2 anos a criança pode pernoitar na casa do pai.

Como ficam as visitas de pais separados na pandemia?

Durante o período de isolamento social da pandemia, o contato presencial do filho com o genitor que não reside com ele pode implicar, pelo menos in abstracto, na colisão de dois direitos fundamentais da criança e do adolescente, o direito à saúde e à convivência familiar.

Quando o filho não quer morar com a mãe?

Ajuizar uma ação é desgastante e demorada para ambas partes, aconselho tentar uma conciliação visando o bem da criança, tente a principio uma guarda compartilhada, compondo uma situação que não cause dano a vida e rotina do menor.

O que fazer quando a criança não quer ficar com o pai?

Além de pagar multa e correr o risco de perder a guarda da criança, o responsável poderá ainda ter suspensa a autoridade familiar sobre a criança. Quer saber mais sobre o que fazer quando filho não quer ir com o pai? Então entre em contato com um advogado especializado em guarda de menor.

Quando o filho vai morar com o pai a mãe tem que pagar pensão?

Não! A pensão alimentícia pode ser paga tanto pela mãe quanto pelo pai, pois isso depende de quem ficará com a guarda e de quem tem condições de contribuir para o sustento do filho. Quando ocorre a separação, quem tiver a guarda do filho tem o direito de pedir a pensão da outra parte, na Justiça ou em comum acordo.

Qual a probabilidade de uma mãe perder a guarda do filho?

Se não houver prova dos requisitos legais que autorizem a retirada do poder familiar da mãe, não é possível conceder a guarda dos seus filhos a outro parente. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Em quais circunstâncias o pai ganha a guarda do filho 2020?

Os juízes visam sempre à preservação dos interesses das crianças. Se, depois da separação, o pai comprovar que tem melhores condições e mais tempo para se dedicar ao cuidado dos filhos, pode até ter sucesso no pedido de guarda.

Estou desempregada posso perder a guarda da minha filha?

Na verdade, de acordo com a lei, os filhos devem viver nas condições financeiras dos pais. A não ser que seus direitos estejam em risco. ... A mãe desempregada pode perder a guarda dos filhos apenas se for comprovado que os direitos das crianças estão ameaçados.

Quando o pai tem direito de ver o filho?

O pai ou a mãe, que não esteja com a guarda do filho, possui o direito de visita-lo e tê-lo em sua companhia. Esse regramento encontra-se expresso no Código Civil Brasileiro, em seu Artigo 1.589.

Quais são os direitos de um pai ausente?

Frente aos dispositivos legais apontados, conclui-se que, o pai ausente e que apenas "registra o filho" tem sim direitos adquiridos no momento do ato. Ainda, poderá ser qualificado como herdeiro necessário em caso de morte, mesmo estando ausente por toda uma vida.

Como fazer para o pai perde o direito de ver o filho?

O pedido de suspensão do poder familiar pode ser feito por parente ou pelo Ministério Público. A suspensão deve ser mantida enquanto for necessária aos interesses do menor. Ela pode ser revista ou modificada a qualquer tempo pelo juiz, caso constatada mudança da situação que gerou a suspensão.

Como funciona ação de regulamentação de visitas?

Além de cessar um impedimento ao convívio, a ação de regulamentação de visitas tem o escopo de regularizar toda rotina do menor e dos genitores, onde, através de acordo ou por imposição do juiz da causa, serão definidos os dias em que o genitor que não detém a guarda terá o convívio com esta criança, sempre adaptando a ...

Quanto tempo de visita o pai tem direito?

Após o primeiro ano a criança fica ainda mais independente da genitora podendo ser ampliada a visitação de algumas horas nos finais de semana para, no mínimo, um dia inteiro com o genitor até completar um ano e meio ou dois e, posteriormente, aumentar para o final de semana inteiro.

Como funciona a regulamentação de visitas?

5 – Como funciona uma ação de regulamentação de visitas? A regulamentação de visitas ocorre através de uma ação judicial, geralmente ajuizada por um dos genitores para definir os parâmetros da guarda e da convivência, podendo também haver a fixação de pensão alimentícia.

Qual é o valor atual da pensão alimentícia para 1 filho?

Normalmente, a pensão é fixada em 20% da renda do pai quando tem apenas um filho. O percentual de 30% é usual quando existem dois ou mais filhos, podendo ser superior no caso de prole numerosa. Se forem dois filhos de mães diferentes, costuma ser em 15% para cada um.

Quanto é a pensão 2021?

1 - Pensão Alimentícia com base no salário mínimo de 2021

Desde 1º de Janeiro de 2021, já está em vigor o novo salário mínimo nacional, no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais). Com isso, o valor da pensão alimentícia reajusta automaticamente. Segue abaixo uma tabela com os valores atualizados mais comuns.

Qual o valor da pensão alimentícia para quem não trabalha?

Normalmente, quando da determinação judicial do valor a ser pago de pensão, o juiz já estipula um percentual do salário mínimo para pagamento em caso de desemprego. O que vem sendo estipulado, geralmente é o valor de 30% do salário mínimo.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para cozinhar um ovo de codorna?
Artigo seguinte
Como saber que ele gosta de mim?