Alheios a nossa vontade tem crase?

Perguntado por: Mia Débora Lopes de Barbosa  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

À Vontade ou A Vontade: as duas formas existem na língua portuguesa. ... Com crase, "à vontade" é uma locução adverbial que indica liberdade de ação ou sugere que alguém está confortável. Sem crase, "a vontade" é a simples junção do artigo com o substantivo.

O que quer dizer motivos alheios à nossa vontade?

1. A expressão significada não conseguir evitar algo, mesmo que a intenção seja essa. Mesmo que quisesse mudar algo, estava alheia à vontade daquelas pessoas.

Tem crase em à vontade?

A expressão à vontade quer dizer sem restrições, quando existe liberdade de ação. ... A expressão à vontade é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão, e sim a união de um artigo "a" mais o substantivo "vontade", como em "essa foi a vontade de Deus".

O que significa a expressão fique à vontade?

À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.

Como se escreve Sinta-se à vontade?

Enquanto locução adverbial, à vontade significa descontraidamente, confortavelmente, sem constrangimento, sem formalismo. Fique à vontade! Sinta-se à vontade!

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

45 questões relacionadas encontradas

Pode ficar à vontade?

Quando queremos desejar que uma pessoa sinta-se livre para agir espontaneamente, a grafia correta para expressar esse desejo é "fique à vontade", com A craseado. O fenômeno da crase nessa expressão ocorre em decorrência do encontro da preposição "a" com o artigo "a": fique a a vontade = fique à vontade.

Por que às vezes tem crase?

Essa expressão 'as vezes' é formada simplesmente de 'artigo + substantivo'. Nesse caso, então, não se fala em acento de crase, pois a expressão 'as vezes', agora, significa 'os momentos'. Antes do termo 'vezes', há simplesmente um artigo 'as', por isso não se pode inserir acento de crase.

Pode usar à vontade?

À Vontade ou A Vontade: as duas formas existem na língua portuguesa. Com crase, "à vontade" é uma locução adverbial que indica liberdade de ação ou sugere que alguém está confortável. Sem crase, "a vontade" é a simples junção do artigo com o substantivo.

Quando se deve usar crase?

Uma das dúvidas mais comuns na língua portuguesa diz respeito ao uso correto do acento indicativo de crase.
  1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ...
  2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo.

Quanto a quanto a crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Está mais à vontade?

À vontade é uma locução adverbial, que tem a mesma função de um advérbio: alterar o sentido de um verbo. É muito utilizada para indicar descontração, relaxamento. “Ficar à vontade” é uma expressão que usamos para deixar alguém confortável.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Estou à disposição ou Estou à disposição?

1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

O que é uma coisa alheia?

Significado de Alheio

Que pertence ou diz respeito a outra pessoa: alegra-o a tristeza alheia. Sem relação com o assunto tratado; impertinente: texto alheio à obra. Que precisa; que não possui; necessitado: alheio de carinho fraternal. ... substantivo masculino Que é de outra pessoa.

Qual é o sinônimo de alheia?

Que pertence a outras pessoas: 1 de outrem. Que está absorto e distraído: 2 absorto, distraído, desatento, alheado, enlevado, abstraído, desinteressado, indiferente.

Quando usar o termo por motivo de força maior?

É um acontecimento relacionado a fatos externos, independentes da vontade humana, que impedem o cumprimento das obrigações. Esses fatos externos podem ser: ordem de autoridades (fato do príncipe), fenômenos naturais (raios, terremotos, inundações, etc.) e ocorrências políticas (guerras, revoluções, etc.).

Quando não se deve usar a crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Tem crase antes de esta?

h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso. i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s). - Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Pode usar à vontade em inglês?

Assim, você pode se sentir à vontade usar nossos produtos. So you can feel at ease using our products.

O que tem a dizer tem crase?

Hoje, esse acento é usado unicamente para marcar a ocorrência da crase. ... Crase significa fusão, mistura. Em “Diga não à violência”, por exemplo, temos a fusão, ou seja, a crase da preposição “a”, exigida pelo verbo “dizer” (dizer a alguém), com o artigo feminino “a”, imposto pelo substantivo feminino “violência”.

O que é a vontade de Deus?

A vontade de Deus é trazer salvação. ... Pela vontade de Deus, Jesus morreu e ressuscitou para dar vida eterna a todo aquele que crer. Aquele que ama a Deus procura fazer a sua vontade. Devemos orar a Deus, pedindo que ele nos ensine sua vontade.

Quando se usa as vezes ou às vezes?

→ Às vezes (com acento grave)

Trata-se de uma locução adverbial de tempo, ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.

Que às vezes ou que às vezes?

A forma correta de escrita é vezes de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Vezes é o plural de vez, ou seja, plural de ocasião ou turno. ... Veses não existe na Língua Portuguesa.

Quando se usa as vezes e às vezes?

Gramática. A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.

Artigo anterior
Diferencie concretismo de neoconcretismo?
Artigo seguinte
O que significa inadvertidamente?