A teoria endossimbiótica proposta por lynn margulis?

Perguntado por: Manuel Gonçalves  |  Última atualização: 20. Dezember 2021
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

O que é a teoria endossimbiótica?

A Teoria Endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis e explica como as mitocôndrias e cloroplastos surgiram nas células eucarióticas. ... Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucarióticas.

Quais são as evidências da teoria endossimbiótica?

Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.

O que diz a Teoria da Endossimbiose qual sua relevância?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Que propriedades das mitocôndrias e dos cloroplastos dão suporte à teoria Endossimbiônica?

Algumas características que dão suporte para a TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA: ➢ As MITOCÔNDRIAS e bactérias são basicamente do mesmo tamanho. semelhança com a membrana citoplasmática das células eucarióticas. Considerando-se a composição lipídica, as MITOCÔNDRIAS se parecem mais com as bactérias.

ENDOSIMBIOSIS, POR LYNN MARGULIS

24 questões relacionadas encontradas

O que defende a Teoria da Endossimbiose?

A teoria endossimbiótica, popularizada por Lynn Margulis em 1981, postula que mitocôndrias e plastídios, como o cloroplasto, originaram-se a partir de pequenos organismos procariontes que passaram a viver dentro de outros organismos maiores, em uma relação de simbiose.

Qual a função das mitocôndrias nas células eucarióticas?

Função. A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

O que significa o termo Endossimbiose?

Um endossimbionte é qualquer organismo que vive no interior do corpo ou das células de outro organismo, realizando uma relação ecológica designada como endossimbiose (do grego: endo = interior, sin = ao mesmo tempo, e biosis = que vive).

O que é a teoria Autogenica?

O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática. Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade científica.

Quais são os pontos que reforçam a teoria Endossimbiótica?

ALGUMAS EVIDÊNCIAS QUE REFORÇAM A TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA:

- Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são muito semelhantes aos dos procariotos; - Mitocôndrias e cloroplastos são capazes de produzir parte de suas proteínas (enzimas), independentemente do material genético nuclear.

Quais as evidências que indicam que as mitocôndrias eram bactérias ancestrais?

→ Evidências da endossimbiose no surgimento das mitocôndrias:
  • Apresentam duas membranas;
  • A membrana interna possui características morfológicas e químicas semelhantes às das membranas das bactérias;
  • Não pare agora... ...
  • Apresentam ribossomos e DNA próprios. ...
  • Possuem capacidade de autoduplicação.

Quais são os tipos de células eucarióticas?

Existem dois tipos de células eucarióticas: as células vegetais e as células animais. Ambos os tipos de células eucarióticas distinguem-se com base na presença ou ausência de certas organelas.

Qual das organelas a seguir pode ter sua origem explicada de acordo com essa teoria?

Qual das organelas a seguir pode ter sua origem explicada de acordo com essa teoria? Alternativa “d”. Cloroplastos e mitocôndrias podem ter sua origem explicada de acordo com a teoria endossimbiótica.

O que é um Plastideo?

Os plastídios são organelas encontradas na célula vegetal que desempenham diversas funções, incluindo a fotossíntese. Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento.

Qual é o papel dos Centriolos?

Os centríolos têm como principal função a separação do material genético na divisão celular e a capacidade de formar cílios e flagelos. Além disso, essas organelas: ... - Se deslocam em direção aos polos da células para formar os cílios e flagelos.

Qual a importância da contribuição da teoria Endossimbiótica para a manutenção da vida?

Teoria Endossimbiótica: essa teoria sugere que uma célula “pré-eucariótica” desenvolveu uma invaginação na membrana citoplasmática. ... Quando um simbionte bacteriano era um aeróbio não fotossintético, funcionava como mitocôndria (fornecendo energia) e um tipo de célula animal ou protista evoluiu.

Qual a importância da teoria Autogenica?

Segundo a hipótese autogénica os seres eucariontes são o resultado de uma evolução gradual dos seres procariontes. A célula procarionte inicial apresentava invaginações da membrana plasmática e algumas destas invaginações terão sofrido especializações nas suas funções, dando origem a novos sistemas endomembranares.

O que é a teoria da evolução química?

Já a teoria da evolução química admite que a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos que se combinaram e formaram algumas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos.

Como ocorre o processo de Endossimbiose?

Endossimbiose é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo vive no interior de outro. A palavra endossimbiose é derivada do grego, endo "dentro" e simbiose “viver junto”, ou seja, significa um organismo viver dentro do outro.

O que é Endossimbiose primária e secundária?

Explicação: Primário endossimbiose ocorre quando uma célula eucariótica engole e absorve uma célula procariótica, como uma célula menor que sofre fotossíntese (por exemplo, cianobactérias). Endossimbiose secundária ocorre quando uma célula eucariótica engole e absorve outra célula eucariótica.

Qual é a origem da mitocôndria?

As mitocôndrias, evolutivamente, teriam origem em bactérias fagocitadas e que não driblaram o processo de digestão, preservando-se em simbiose com a célula hospedeira primitiva. Esta teoria evolutiva para a organela, e que também aplica-se aos cloroplastos das células vegetais, é denominada teoria endossimbionte.

O que produz a mitocôndria?

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

Qual é a função das mitocôndrias?

As mitocôndrias são as organelas que geram energia para a célula estando presentes em todas as células do corpo humano, exceto as células vermelhas do sangue e convertem proteínas, gorduras e carboidrato em ATP, nossa principal forma de energia celular.

Como as mitocôndrias atuam nas atividades celulares?

As mitocôndrias são responsáveis pelo processo de respiração celular. As mitocôndrias apresentam membrana dupla e um DNA circular próprio. As mitocôndrias surgiram de um processo de endossimbiose entre um organismo aeróbico e um anaeróbio. A respiração celular é um processo aeróbio para obtenção de energia.

O que prega a teoria celular?

A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. Agora universalmente aceita, a teoria celular afirma que todos os seres vivos são compostos por células, a unidade estrutural e organizacional básica de todos os organismos e que todas as células vêm de células pré-existentes.

Artigo anterior
Quanto tempo demora uma consulta com psicologo?
Artigo seguinte
O que é vinyasa yoga?