A primavera silenciosa foi escrita por?

Perguntado por: Alexandre Fábio Valente  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (20 avaliações)

Rachel Louise Carson foi uma bióloga marinha, escritora, cientista e ecologista norte-americana. Através da publicação de Silent Spring, artigos e outros livros sobre meio ambiente, Rachel ajudou a lançar a consciência ambiental moderna.

O que é a obra Primavera Silenciosa?

Primavera Silenciosa é considerado o primeiro alerta mundial contra os efeitos nocivos do uso de pesticidas na agricultura. O livro influenciou a criação da agência de proteção ambiental (Epa) nos Estados Unidos e inspirou movimentos ambientalistas em diversos países.

Qual o objetivo do livro Primavera Silenciosa?

Primavera Silenciosa é uma obra escrita na década de 60, pela bióloga americana Rachel Carson, que debate de forma crítica a utilização de agrotóxicos/defensivos agrícolas/pesticidas nos EUA nas décadas de 40 e 50.

Porque o nome do livro é Primavera Silenciosa?

Apesar do título poético – uma referência ao silêncio dos pássaros mortos pela contaminação dos agrotóxicos –, nunca um livro fez tanto barulho a favor do meio ambiente. ... Morreu na primavera de 1964, aos 57 anos, de câncer de mama.

O que denuncia o livro Primavera Silenciosa?

Lançada em 1962, a obra é um alerta para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas. Embora hoje seja presença obrigatória na bibliografia de referência de disciplinas voltadas ao estudo do meio ambiente, à época de seu lançamento a obra foi duramente combatida e sua autora, desacreditada.

Agrotóxicos, Rachel Carson e a História Ambiental

32 questões relacionadas encontradas

Quais os problemas relatados pelo livro Primavera Silenciosa?

A maior contribuição de A PRIMAVERA SILENCIOSA foi à conscientização pública de que a natureza é vulnerável à intervenção humana. Poucas pessoas até então se preocupavam com problemas de conservação: e a maior parte pouco se importava se algumas ou muitas espécies estavam sendo extintas.

Qual a importância do livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson para a agroecologia?

A cientista norte-ame- ricana Rachel Carson, publicou, em 1962, o livro “Primavera Silenciosa” - refe- rência ao silêncio dos pássaros mortos pela contaminação dos agrotóxicos -, um alerta para os males causados pelo dicloro-difenil-tricloro-etano (DDT), o primeiro pesticida moderno.

Qual foi a contribuição de Rachel Carson com a sua obra Silent Spring para a preocupação ambiental?

Através da publicação de Silent Spring (1962), artigos e outros livros sobre meio ambiente, Rachel ajudou a lançar a consciência ambiental moderna. ... Mas o legado de Rachel acabou por reverter a política nacional de uso de pesticidas, o que levou ao banimento do uso do DDT e de outros pesticidas nos Estados Unidos.

Qual a importância da obra Primavera Silenciosa de Rachel Carson ecologista Norte-americana de 1962 e qual a sua maior contribuição Segundo Guimarães 2006?

Essa obra abriu espaço para o movimento ambientalista que se seguiu. Sua maior contribuição foi a conscientização pública de que a natureza é frágil diante da intervenção humana, fomentando uma inquietação internacional sobre a perda da qualidade de vida (GUIMARÃES, 2006).

Porque o livro Primavera Silenciosa é apontado como o precursor do movimento ambientalista moderno?

Primavera Silenciosa é também tomada como precursora de novas abordagens às preocupações ambientais, até então centradas sobretudo na protecção da natureza e, naquela altura em particular, na segurança nuclear.

Qual o nome do Best-seller mundial que influenciou o mundo para a consciência ambiental moderna publicado em 1962?

Esse é um trecho do livro Primavera Silenciosa (“Silent Spring”), da escritora americana Rachel Carson, que foi publicado em 1962. Esse livro é considerado o precursor do movimento ambiental moderno e, até hoje, um dos mais influentes dos EUA.

Porque a obra Silent Spring é considerada um marco ambiental na história dos defensivos agrícolas?

A obra dividiu opiniões da sociedade americana, entre aqueles que acreditavam ser absolutamente necessário o uso de defensivos agrícolas tóxicos, e os que pediam a regulamentação severa, e até mesmo o abandono, do uso de vários agrotóxicos extremamente nocivos.

Qual a contribuição da bióloga Norte-americana Rachel Carson para a humanidade?

Quando decidiu pesquisar a fundo a questão dos agrotóxicos, a bióloga marinha Rachel Carson já era uma escritora conhecida nos Estados Unidos, graças ao sucesso de seus três livros sobre os oceanos: Sob o mar-vento (1941), O mar que nos cerca (1951) e Beira-mar (1955).

Qual a importância de Rachel Carson?

Rachel Carson (1907 – 1964) foi pioneira em fazer aumentar a consciência pública a respeito da importância da natureza e da ameaça de poluição dos pesticidas nos anos 50 nos Estados Unidos. Ela iniciou sua carreira profissional como bióloga para o Serviço de Pesca e Fauna dos Estados Unidos.

Qual foi o livro que denunciou qual agrotóxico como perigoso?

Porém, em 1962, uma bióloga estadunidense, Rachel Carson (1907-1964) ousou denunciar esse modelo agrícola, lançando o livro Primavera Silenciosa, onde denunciava os efeitos nefastos dos agrotóxicos e, nesse contexto, convocava a sociedade a refletir sobre qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Por que o livro de Rachel Carson Primavera silenciosa foi um marco na literatura que inaugurou o movimento ecológico?

O livro é um marco para movimento ambientalista internacional, por ser o embrião de campanhas contra o uso de defensivos químicos, que depois se ampliou progressivamente para, por exemplo, combater os CFCs que destroem a camada de ozônio, até atingir, finalmente, a questão das emissões de CO2 e o aquecimento global.

Onde foi realizada a Conferência Internacional do Meio Ambiente em 1992?

Realizada nos dias 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, a Rio+20 ficou assim conhecida pois marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Qual é o papel do governo no desenvolvimento sustentável?

Para tornar o processo industrial mais sustentável é preciso regular e ser um ator destas transformações. ... E mais: promover a transparência de dados e informações ao consumidor de forma a que o custo destas transformações possa ser conhecido e valorizado.

Qual é o grande desafio dos cientistas em relação ao ambiente natural?

Caminho e desafio para o futuro: Sustentabilidade

Dessa forma, o conceito de sustentável é erguido pela percepção de que os recursos naturais são finitos e há o risco que a humanidade sofre com o seu gradativo esgotamento. A ideia de sustentabilidade parte da ameaça de uma crise ambiental global.

Qual o papel das empresas no desenvolvimento sustentável escolha uma opção?

Exigir ações ambientais e consumir conscientemente. Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos Qual o papel das empresas no desenvolvimento sustentável? Resposta Selecionada: a. Cumprir a sua responsabilidade socioambiental.

O que é o EIA e o RIMA?

O Estudo de Impactos Ambientais, EIA/Rima, é um documento que contém informações e resultados das análises que são realizadas em uma determinada região. Nele devem constar os pontos favoráveis e negativos dos meios físico, biótico e socioeconômico das localidades que vão abrigar uma futura mina.

Qual a importância do estudo de impacto ambiental no processo de licenciamento ambiental?

A importância do EIA está relacionada às suas informações sobre a possibilidade ambiental da execução do projeto de instalação da obra ou atividade, sendo necessário também em razão da sua capacidade de prever os danos potenciais ao meio ambiente e evitá-los por meio de medidas mitigadoras.

Artigo anterior
Como inserir subscrito no PowerPoint?
Artigo seguinte
O que é o recibo verde em portugal?