A palavra enfeitiçar e derivada por parassíntese?

Perguntado por: Mónica Melissa Oliveira de Vieira  |  Última atualização: 1. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

No verbo enfeitiçar o radical corresponde a feitiç-. Quanto a en- e a -ar correspondem ao prefixo e ao sufixo, respetivamente. Verificamos, assim, que estamos perante um substantivo derivado parassinteticamente, isto é, substantivo formado por dois afixos.

O que é uma Parassíntese exemplos?

A derivação parassintética é um tipo específico de derivação, caracterizado pelo acréscimo de um prefixo e um sufixo, ao mesmo tempo, a uma palavra primitiva. É o que ocorre, por exemplo, com o vocábulo “desalmado”, pois ele é formado pelo acréscimo do prefixo “des-” e do sufixo “-ado” à palavra primitiva “alma”.

Como saber se é derivação parassintética?

A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.

É Parassíntese?

A derivação parassintética também conhecida como parassíntese é o nome que se dá a um dos processos de formação de palavras. A construção de um termo através da derivação parassintética ocorre com a junção simultânea de um prefixo e um sufixo a um adjetivo ou substantivo para a formação de um verbo.

Qual o processo de formação da palavra enfileirados?

A forma enfileiradopode ser [masculino singular particípio passado de enfileirar] ou [adjectivo ] .

Derivação Parassintética - Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

Em qual dos exemplos abaixo está presente em caso de derivação parassintética?

Resposta verificada por especialistas

Há um caso de derivação parassintética em: d) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

Quais são os 5 tipos de derivação?

Esses tipos de palavras, que são criadas a partir do acréscimo de um sufixo a um radical, são chamadas palavras derivadas, e o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (sufixos e prefixos) é chamado de derivação. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

O que é uma palavra derivada?

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Qual é a derivação parassintética de vergonha?

A palavra envergonhar é formada por parassíntese, não pelo motivo que apresenta, mas porque tem um prefixo (en-) e um sufixo (-ar), associados à palavra da qual deriva, vergonha: en- + vergonha + -ar. É, assim, derivada simultaneamente por prefixação e sufixação.

Para que serve a derivação parassintética?

Derivação parassintética

Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro. Representa um processo que dá origem principalmente a verbos, obtidos a partir de substantivos e adjetivos.

Como saber se a palavra é primitiva ou derivada?

As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

Qual é o sufixo de legal?

Qual é o sufixo de legal? legal =Mento= É definido como um sufixo.

Qual é o sufixo de brilhante?

Se é uma faculdade brasileira, trata-se de um erro constrangedor. “Brilho + oso” aparece em nossos dicionários como sinônimo de “brilhante”, isto é, “que brilha, que reluz”. Verdade. Ocorre que a troca do sufixo -(a)nte por -oso interfere na carga semântica do brilho de forma sutil mas decisiva.

O que são palavras derivadas por sufixo?

A derivação sufixal é um tipo de derivação no qual se altera a forma do termo original acrescentando-se um sufixo, isto é, um morfema após o radical da palavra, para criar um termo derivado da palavra original. Assim, o “pedaço” acrescentado após o radical gera novas palavras derivadas da original.

O que é palavra derivada por sufixo?

Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).

Qual é o sufixo de feliz?

Foram acrescidos o prefixo “in” e o sufixo “mente” à palavra “feliz”.

O que é justaposição aglutinação e Parassíntese?

- Vaivém – Justaposição: ocorre quando dois radicais unem-se sem que as palavras sofram transformações. - Pontiagudo – Aglutinação: ocorre quando dois radicais unem-se e um deles sofre alteração. - Enfurece – Parassíntese: ocorre quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) unem-se ao radical simultaneamente.

Qual é a derivação da palavra girassol?

Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).

Quais são os 6 tipos de derivação?

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

Artigo anterior
Como é feita a viga protendida?
Artigo seguinte
Quantos anos vive uma pessoa que tem lúpus?