A licença maternidade é de quantos meses?

Perguntado por: Wilson Soares de Jesus  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

Novo grupo de mulheres ganha direito a licença maternidade por 6 meses. A licença maternidade é um direito de toda mulher que trabalha de carteira assinada ou é Microempreendedora Individual (MEI). A duração da licença é de 120 dias, mas há a possibilidade de prorrogação.

Qual é o tempo da licença maternidade?

Como dito no item anterior, a licença maternidade na CLT corresponde a 120 dias.

Quantas parcelas do Auxílio Maternidade?

Por exemplo, se a nova mamãe ficar 120 dias afastada, o que equivale a mais ou menos quatro meses, ela deve receber quatro salários. No caso do aborto espontâneo com menos de 23 semanas, a mulher tem direito a 14 dias de afastamento, sendo assim, irá receber 14 dias de benefício em uma única parcela.

Quanto é o salário maternidade 2021?

Segurado especial

Para os segurados especiais em regime de economia familiar, o valor do Salário-Maternidade será sempre de um salário-mínimo (R$ 1.100,00 em 2021).

Quantos meses e a licença maternidade 2021?

Novo grupo de mulheres ganha direito a licença maternidade por 6 meses. A licença maternidade é um direito de toda mulher que trabalha de carteira assinada ou é Microempreendedora Individual (MEI). A duração da licença é de 120 dias, mas há a possibilidade de prorrogação.

Licença maternidade de 6 meses, quem tem direito?

22 questões relacionadas encontradas

Como contar os 120 dias de licença maternidade?

O período de licença maternidade é de, no mínimo, 120 dias, que significam 4 meses corridos. E o período máximo de afastamento e de 180 dias, os 6 meses a que têm direto as servidoras e funcionárias de empresas do Programa Empresa Cidadã.

Quando começa a valer a licença maternidade de 180 dias?

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o Projeto de Lei (PLS) 72/2017 que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias. A prática já é adotada em empresas públicas e particulares, e agora, está mais próxima de se tornar uma realidade para todas as mulheres.

Qual período de Licença-maternidade 2020?

A regra geral para o período da licença-maternidade é de um mínimo de 120 dias, que pode ser estendido para até 180 dias para empresas participantes do Programa Empresa Cidadã.

Como fica a licença-maternidade com a pandemia?

Esse período será considerado como gravidez de risco e ela receberá o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto ou, se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, por 180 dias.

É possível prorrogar a licença-maternidade?

Para solicitar a prorrogação do salário-maternidade, a beneficiária deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social através do número 135. Ao entrar em contato com a Central de Atendimento deve-se escolher a seguinte opção: “Solicitar prorrogação de Salário-Maternidade.”

Foi aprovada a nova lei da licença-maternidade?

O texto aprovado inclui as medidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "A proposta altera a legislação trabalhista e, portanto, o ônus da licença-maternidade estendida será da própria empresa, ao contrário do que ocorre no período de 120 dias, cujo ônus é da Previdência Social", explicou Jandira.

Como estender a Licença-maternidade para 180 dias?

É possível prorrogar a licença-maternidade de 120 para 180 dias?... Assim, você conseguirá solicitar a prorrogação da sua licença-maternidade por mais 60 dias. Com isso, a licença de 120 dias passará para 180 dias !... Assim, a prorrogação da licença-maternidade deve ser solicitada em até um mês após o parto.

Quem tem direito à Licença-maternidade de 180 dias?

Atualmente, a licença de 180 dias só é possível para as mulheres que trabalhem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei 11.770/08. O texto também assegura licença-maternidade de 120 dias às deputadas e senadoras, prorrogáveis por mais 60.

Até quando a empregada pode fazer o requerimento para ampliação de sua licença-maternidade?

A empregada da pessoa jurídica que aderir ao Programa poderá requerer a prorrogação do salário-maternidade até o final do 1º (primeiro) mês após o parto.

Como é feita a contagem da licença maternidade?

Quanto tempo dura a licença-maternidade? A licença-maternidade dura 120 dias, cerca de quatro meses, podendo ser iniciada entre o 28º dia anterior ao parto até o dia do nascimento do bebê. Essa conta se aplica também aos casos de natimorto, morte fetal intrauterina, ou durante o parto.

Como aumentar o tempo de Licença-maternidade?

Alteração no prazo da licença maternidade

Sob a alteração da consolidação das leis do trabalho (CLT), o INSS informou que poderá ampliar o tempo de licença maternidade por meio de seu salário. Agora as mulheres poderão se ausentar por até 240 dias, sendo o tempo anterior de 120 dias.

Quanto tempo de licença maternidade 2022?

O salário maternidade 2022 é um benefício limitado, pago por 120 dias a partir da data de solicitação. Portanto a mãe terá direito de receber 4 meses de benefício.

Onde é depositado o salário-maternidade?

Concessão de salário-maternidade pelo INSS cai 10%

Ele é pago diretamente pelo INSS a empregadas domésticas, mulheres que trabalham por conta própria sem vínculo empregatício, as que recolhem de forma facultativa e pessoas que fazem adoção, entre outros casos.

Como é pago o salário-maternidade pela empresa?

Mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral e depois tem o repasse feito pelo INSS. A empresa que concede a ampliação de dois meses da licença, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.

Foi aprovado a prorrogação da licença-maternidade na pandemia?

Proposta prorroga licença-maternidade até o fim da pandemia

O Projeto de Lei 3913/20 prorroga as licenças-maternidade até o fim do estado de calamidade pública, ou seja, 31 de dezembro, segundo o Decreto Legislativo 6/20.

Como fica a licença-maternidade na pandemia 2021?

A decisão é liminar e foi tomada na última sexta-feira (17). Cabe recurso. A Justiça Federal explicou que em casos como esse, o afastamento é obrigatório, conforme a Lei 14.151, de 12 de maio de 2021, "que visa, sem dúvidas proteger a gestação durante o período da pandemia".

Quem tem direito a salário maternidade 2021?

Conforme a lei, tem direito ao benefício salário-maternidade toda segurada do Regime Geral da Previdência Social que se enquadrar em alguma das seguintes situações: Nascimento de filho; Adoção ou guarda judicial para fins de adoção; ... Desempregada em período de graça (aquele em que ainda se tem qualidade de segurada).

É descontado o INSS do salário maternidade?

Empresa não precisa pagar contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. Uma boa notícia para as empresas foi a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela não incidência da contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade.

Quem recebeu salário maternidade tem direito a décimo terceiro 2021?

Quando um empregado é desligado da empresa sem justa causa, o décimo terceiro salário deve ser acertado na rescisão do contrato. Já quando o empregado é demitido por justa causa ele não tem direito. Pessoas afastadas por acidente ou que estejam em licença maternidade também tem direito à gratificação.

Artigo anterior
Quais as consequências da abertura dos portos para o Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as profissões mais bem pagas?