A licença de maternidade é dada por?
Perguntado por: Lorena Vicente de Silva | Última atualização: 9. März 2025Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)
A licença-maternidade, por lei, tem duração de 120 dias, podendo a mãe escolher se quer tirar um tempo antes do parto ou não.
Quem fornece a licença-maternidade?
Esse programa é mantido pela receita federal e estabelece benefícios fiscais às empresas, em troca da extensão da licença. Se a empresa está inclusa no programa, a funcionária deve fazer o requerimento do direito em até 30 dias após o nascimento da criança.
Como funciona a licença-maternidade para a empresa?
O valor calculado será a média dos últimos 12 salários de contribuição dentro de um intervalo máximo de 15 meses. A soma dos 12 últimos salários é dividida por 12. O resultado será o valor do salário-maternidade, desde que não seja inferior a um salário mínimo. Caso fique abaixo, será pago um salário mínimo.
Quem dá entrada na licença-maternidade a empresa ou o empregado?
Para receber esse período adicional de licença, a funcionária deve requerer ― ou ter essa possibilidade apresentada pela empresa ― até 30 dias após o nascimento do bebê. Para mães adotantes, o período sofre algumas modificações a depender da idade da criança.
Quem é responsável pelo pagamento da licença-maternidade?
Tendo por base a Lei n° 8.213, quem paga o auxílio-maternidade é o empregador. Porém, o valor do benefício pode ser abatido da guia mensal do INSS de responsabilidade da empresa.
Como funciona a Licença Maternidade
Como é feito o pagamento de licença-maternidade?
O valor do salário-maternidade é igual ao salário do beneficiário quando ele é pago para aqueles que trabalham com carteira assinada. Quem deve fazer esse pagamento é a empresa, que depois será reembolsada.
Como a empresa e ressarcida da licença-maternidade?
A empresa deve solicitar o reembolso junto às agências da Previdência Social mediante a apresentação da documentação correspondente quando da quitação da GPS negativa.
Como a empresa comunica ao INSS a licença-maternidade?
O artigo 392 da CLT garante licença-maternidade de 120 dias, sem mudança no salário e risco de demissão. Entretanto, ela precisa informar à empresa sobre sua gestação, apresentando atestado médico ou exames.
Quanto tempo demora para sair o pagamento da licença-maternidade?
Comissão aprova projeto que obriga pagamento de salário-maternidade em 30 dias. A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (10), proposta do Senado que fixa um prazo máximo de 30 dias para o pagamento do salário-maternidade, a contar a partir da data do pedido.
O que fazer se a empresa não pagar a licença-maternidade?
Falta de pagamento do salário maternidade é motivo para rescisão indireta por justa falta.
Quando posso dar entrada na licença-maternidade?
Empregada com carteira assinada: pode pedir a partir de 28 dias antes do parto diretamente na empresa. Apresentar atestado médico (caso se afaste 28 dias antes do parto) ou certidão de nascimento ou de natimorto. Desempregada: fazer o pedido diretamente ao INSS a partir do parto. Apresentar certidão de nascimento.
O que é descontado na licença-maternidade?
Pode haver desconto na licença maternidade? De acordo com o que estabelece a legislação trabalhista vigente, a licença maternidade é um direito de trabalhadoras gestantes ou que estão à espera de um filho e que deve ser concedido de forma integral, ou seja, sem descontos.
O que pode ser descontado da licença-maternidade?
Pode ter desconto na licença de maternidade? Não, não há desconto nesse período. É um direito da trabalhadora e deve ser concedida integralmente, sem descontos. A duração da licença maternidade é de 120 dias para empregadas com carteira assinada e de 180 dias para empregadas domésticas.
Onde eu pego o atestado de licença-maternidade?
Você pode dar entrada no pedido de licença-maternidade assim que tiver a confirmação da gravidez ou da adoção. Quem trabalha em regime CLT deve notificar formalmente a empresa através do RH, com atestado médico, informando a data do início do afastamento do trabalho, que pode ser a partir do 28º dia antes do parto.
Estou com 32 semanas de gestação posso pedir licença-maternidade?
Sim! A licença-maternidade pode ser solicitada a partir da 32ª semana de gestação, neste caso, para realizar a solicitação da licença, deve ser apresentado um atestado médico declarando o mês gestacional.
Qual o limite de atestado na gestação?
Ausências de trabalho
A CLT, garante que colaborada grávida, possa se ausentar por no mínimo seis vezes, durante a gestação, para exames de rotina. Também, vale ressaltar, que a gestante, poderá se ausentar quantas vezes forem necessárias, para isso, bastará a apresentação de um atestado médico.
Onde cai o dinheiro do salário-maternidade?
Com ela em mãos, basta você ir à Agência CAIXA indicada pelo INSS e apresentar documento oficial de identificação com foto.
Quantas parcelas são pagas no salário-maternidade?
O salário-maternidade pode ser pago em parcelas mensais. A quantidade de parcelas depende da duração da licença, que é de até 120 dias, podendo ser estendida em alguns casos específicos. Se a licença-maternidade durar, por exemplo, 120 dias, a mulher receberá o salário em quatro parcelas mensais.
Onde é depositado o Auxílio Maternidade?
As trabalhadoras que estão em licença-maternidade podem solicitar um empréstimo junto ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por meio do programa “FGTS Antecipação Saque Aniversário” com o Banco Mercantil.
Pode sair de licença-maternidade antes do parto?
No caso da empregada com carteira assinada, é possível solicitar a licença-maternidade a partir de 28 dias antes do parto. Esse pedido é feito diretamente à empresa, geralmente para o setor de recursos humanos.
Pode tirar férias junto com a licença-maternidade?
Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.
Estou de 30 semanas posso pedir licença-maternidade?
– o início da licença poderá ocorrer em qualquer data a partir da 32ª semana de gestação; Observações: 1.
Sou obrigada a voltar trabalhar depois da licença-maternidade?
Segundo o artigo 396 da CLT, a mãe tem alguns direitos especiais em seu retorno ao trabalho após a licença maternidade. Basicamente, a mulher tem o direito de parar sua jornada de trabalho, duas vezes ao dia, para amamentar. Cada pausa tem que ter a duração de 30 minutos, não podendo passar disso.
Quem tem direito a 6 meses de licença-maternidade?
Conforme mencionamos no início, todas as mulheres contratadas pela CLT, inclusive empregadas domésticas, têm direito à licença, assim como quem é MEI - Microempreendedor Individual, desempregada ou trabalha informalmente mas contribuiu com o INSS até 5 meses antes do parto.
Como lidar com a volta ao trabalho após licença-maternidade?
- Escolha onde e com quem o bebê ficará
- Faça um planejamento antecipado.
- Entenda os direitos sobre a licença-maternidade.
- Converse com outras mães sobre o assunto.
- Faça um teste antes da volta oficial.
- Divida as tarefas e peça ajuda sempre que precisar.
- Mantenha os cuidados com a sua saúde.
Quais as maiores blogueiras do Brasil?
O que é dados demograficos?