A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais?

Perguntado por: Lourenço Márcio Tavares Reis Neves  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”

O que é o princípio da publicidade dos atos processuais?

Nosso ordenamento jurídico primou pelo Princípio da Publicidade onde todos os atos processuais são públicos, estando disponíveis para acesso e consulta, tanto para as partes, quanto por qualquer pessoa interessada.

Como regra os atos processuais são públicos Autoriza-se excepcionalmente o sigilo desde que para preservar o interesse social?

A publicidade dos atos processuais é determinada pelo art. 5º, LX da Constituição Federal – que já prevê também a possibilidade do sigilo em casos excepcionais (para a defesa da intimidade ou por interesse social): Art. 5º.

Quem é beneficiado pela publicidade dos atos processuais por que *?

A publicidade dos atos processuais integra o devido processo legal e representa uma das mais sólidas garantias do direito de defesa, pois a própria sociedade tem interesse em presenciar e/ou conhecer a realização da justiça. ... A publicidade, portanto, poderá ser absoluta (regra) ou restrita (exceção).

Qual é o princípio processual que se pauta a transparência da atividade jurídica?

O princípio da publicidade, conforme leciona Luiz Rodrigues Wambier[36], “existe para vedar o obstáculo ao conhecimento. Todos têm o direito de acesso aos atos do processo, exatamente como meio de se dar transparência à atividade jurisdicional”.

Restrição da Publicidade nos Atos Processuais - art. 5º, LX, da CF/88

35 questões relacionadas encontradas

O que é o princípio da transparência?

Transparência não é apenas disponibilizar dados, mas fazê-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade interessada. Dessa forma, dar transparência é chamar a sociedade para participar dos rumos do Estado, é motivar a decisão tomada e também divulgar todos os atos, salvo as exceções normativas.

O que determina o princípio da transparência?

Pode-se definir transparência da gestão como a atuação do órgão público no sentido de tornar sua conduta cotidiana, e os dados dela decorrentes, acessíveis ao público em geral. ... A transparência não é um fim em si mesmo, e sim um instrumento auxiliar da população para o acompanhamento da gestão pública (HAGE, 2010).

Porque os atos processuais são públicos?

Os processos judiciais, regra geral, são públicos, ou seja, qualquer um pode ter acesso a eles. Todavia, há casos em que inquéritos policiais ou ações civis, penais e administrativas podem ter este acesso impedido, ou seja, tramitarão sob sigilo.

Quais os atos processuais?

Os atos processuais podem ser praticados pelas partes do processo, pelo juiz e auxiliares da justiça. ... Entretanto, existem outros atos que o juiz pratica no decorrer do processo, quais sejam, interrogar as partes, fazer inspeção judicial e tomar depoimento de testemunhas.

Qual a configuração da publicidade dos atos processuais na esfera penal?

O parágrafo 1º, do artigo 792, do CPP, afirma que só cabe restringir a publicidade de audiências, sessões ou atos processuais se a sua publicidade “puder resultar escândalo, inconveniente grave ou perigo de perturbação da ordem”.

Quando houver restrições à publicidade dos atos e decisões quem pode ter livre acesso ao processo?

Foi observado, ainda, que a publicidade dos atos processuais, em casos específicos, pode ser restringida, a fim de que tão somente as partes, seus procuradores e terceiros juridicamente interessados tenham acesso.

Quais são os processos que tramitam em segredo de justiça?

Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos: I - em que o exija o interesse público ou social; II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes; III - em que constem dados ...

O que é o princípio da instrumentalidade das formas?

Pelo princípio da instrumentalidade das formas, temos que a existência do ato processual é um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade. Assim, ainda que com vício, se o ato atinge sua finalidade sem causar prejuízo às partes, não se declara sua nulidade.

O que é o princípio da eficiência?

O renomado HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. ...

O que é o princípio da publicidade Quais as exceções a esse princípio no ordenamento jurídico brasileiro 2-0?

EXCEÇÕES À PUBLICIDADE

De acordo com o art. 5°, LX, CF: “a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. Não podendo ocorrer publicidade quando apresenta risco a vida privada e quando colocar em risco a segurança da sociedade e do Estado.

O que é o princípio da lealdade processual?

Princípio da lealdade processual

As partes têm o dever de se conduzir com ética e lealdade, cabendo ao juiz reprimir qualquer ato atentatório à dignidade da justiça (artigos 14, II, 16, 17 e 18 do CPC).

O que são atos processuais e Qual sua classificação?

A corrente objetiva classifica os atos processuais em postulatórios (ex.: apresentação da petição inicial), de desenvolvimento (ex.: atos que impulsionam o processo), de instrução (ex.: alegações no curso do processo e atos probatórios) e de atos de provimento (sentenças, despachos e decisão interlocutória proferidos ...

Quais são os atos instrutórios?

Atos postulatórios : são aqueles através dos quais as partes manifestam suas pretensões em juízo. Dividem-se em pedido (a postulação principal, de mérito) e requerimento (qualquer outra postulação distinta do pedido). Atos instrutórios : são aqueles destinados a influir na formação do resultado do processo.

Quais são os atos irrecorríveis previstos no Código de Processo Civil?

Os despachos continuam sendo irrecorríveis. Segundo o preconizado no artigo 203, parágrafo 3º do Novo CPC, todos os pronunciamentos do juiz que não se enquadrem na descrição dos parágrafos 1º e 2º (sentença e decisão interlocutória).

Porque o processo está em segredo de justiça?

Segredo de justiça é uma situação em que se mantém sob sigilo processos judiciais ou investigações policiais que geralmente são públicos. Isso ocorre quando há risco de expor informações privadas do réu ou do investigado e quando o processo contém documentos sigilosos, como escutas telefônicas e extratos bancários.

Quando o processo é sigiloso?

Art. 2º Consideram-se sigilosos os documentos ou processos: I – que, por lei, tramitem em segredo de justiça; II – que, em razão de decisão fundamentada da autoridade judicial competente, devam tramitar em segredo de justiça.

Como saber se o processo está em segredo de justiça?

Para visualizar pela internet o andamento de processos em segredo de justiça é necessário que a parte solicite pessoalmente no respectivo Cartório a senha de acesso, ou retire no cartório através de advogado com procuração nos autos.

O que é transparência na Administração Pública?

A ideia de transparência na gestão pública é fruto da disseminação na sociedade da chamada cultura do acesso, que prega a necessidade de agentes públicos se conscientizarem de que toda informação pública é de propriedade do cidadão, cabendo ao Estado disponibilizá-la.

O que quer dizer a palavra transparência?

Significado de Transparência

[Figurado] Particularidade do que não possui duplo sentido; que se apresenta com clareza; limpidez.

O que difere o princípio da informação do princípio da transparência?

“O princípio da transparência consagra que o consumidor tem o direito de ser informado sobre todos os aspectos de serviço ou produto exposto ao consumo, traduzindo assim no princípio da informação.

Artigo anterior
Paises schengen no ue?
Artigo seguinte
O que entendes por costume?