A fibula se articula com quais ossos?

Perguntado por: Samuel Vítor Baptista Campos Ferreira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus.

Quais os ossos que se articula com a tíbia?

A tíbia se articula com os côndilos do fêmur, formando a articulação do joelho, da qual a fíbula não faz parte. Enquanto que a fíbula atua basicamente como local para fixação dos músculos da perna.

Qual é o osso da fíbula?

A fíbula é um osso da perna fino e cilíndrico, que se localiza na sua região posterior. Este osso se encontra junto a outro osso longo, a tíbia.

O que encontramos na fíbula?

Em sua porção ântero-lateral, aloja os músculos fibular longo e fibular curto, e em sua face posterior é encontrado o músculo flexor longo do hálux. Na cabeça da fíbula, é encontrada a inserção de um ligamento do joelho chamado ligamento colateral fibular e inserção do tendão do músculo bíceps femoral.

Qual a tíbia e fíbula?

A tíbia e a fíbula são ossos localizados na perna logo abaixo do joelho. A quebra desses ossos pode ser causada por uma pancada, acidente de carro ou moto, queda ou esmagamento, podendo ser exposta ou não. Em alguns casos é necessário fazer a fixação do osso com um aparelho externo, chamado de fixador externo.

OSSOS DA PERNA E PÉ - ACIDENTES ÓSSEOS DA TÍBIA, FÍBULA E TARSO - ANATOMIA DOS OSSOS

21 questões relacionadas encontradas

Qual a localização da fíbula?

A fina fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para fixação de músculos. Não possui função de sustentação de peso. Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus.

Qual o principal acidente ósseo da fíbula distal?

Podemos dizer que a extremidade distal da fíbula é o maléolo lateral.

Quanto tempo o osso da fíbula demora para calcificar?

Ele pode demorar até 4 meses para colar.

Quais são os ossos que compõem o Tarso?

Ossos do tarso
  1. Tarso proximal. O tarso proximal é formado pelo tálus e pelo calcâneo. ...
  2. Tarso distal. É formado por cinco diferentes ossos: navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio) e cuneiforme lateral.

Quando quebra a fíbula?

Ela acontece geralmente após movimentos torcionais, principalmente durante a corrida ou saltos, nos quais a energia do trauma é dissipada principalmente através dos ossos, tibia ou fíbula, ocasionando a fratura. Entretanto, em pacientes com ossos mais frágeis, podem ocorrer em movimentos mais simples.

Qual é o nome do osso da canela?

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula).

Como é o osso da canela?

A canela é o osso mais longo e espesso da perna, localizado entre os pés e os joelhos. Anatomicamente, é chamada de “tíbia”, e, exceto pelo fêmur, é reconhecida como o maior osso do corpo que suporta peso.

Quantos ossos tem a tíbia?

A porção inferior da perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula.

Qual o osso do pé que se articula com a perna?

O Tálus é a ligação entre o pé e a perna através da articulação do tornozelo. Já o calcâneo é o maior osso do tarso e faz projeção posterior em relação à tíbia e fíbula na forma de uma curta alavanca para os músculos da panturrilha inseridos em sua superfície posterior.

Quais são os ossos do carpo e do tarso?

Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

Qual a classificação do ossos tarsais?

Os ossos tarsais se organizam em duas fileiras: uma distal e outra proximal. A fileira proximal é formada pelos ossos tálus e calcâneo. Já a fileira distal é formada pelo osso navicular, osso cuboide e os ossos cuneiformes medial, intermédio e lateral.

Quais são os ossos da face?

Como pares, temos as maxilas, os ossos zigomáticos, palatinos, nasais, lacrimais e as conchas nasais inferiores. Já os ímpares são apenas três: a mandíbula, o etmoide e o osso vômer.

Quanto tempo demora para colar a fíbula?

Uma fratura de ossos da perna leva em média 3 a 4 meses para consolidação, porém pode levar mais tempo dependendo de outros fatores. Só seria um sinal de complicação a falta de consolidação após 6 meses.

Como saber se o osso está colando?

Osso Colado – Consolidação Clínica

A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

Como tratar fíbula quebrada?

Tratamento
  1. Um elenco (pode ser usado com ou sem cirurgia)
  2. Uma placa de metal com parafusos (requer cirurgia)
  3. Apenas parafusos (requerem cirurgia)
  4. Uma haste colocada na metade inferior do osso (requer cirurgia)
  5. Pregos de metal através do osso com uma moldura que os prende de fora do osso (requer cirurgia)

O que é diáfise distal?

Os ossos longos, como o fêmur, são divididos em: epífise (as "pontas"), diáfise (o "meio", a parte longa do osso) e metáfise (a junção entre a diáfise e epífise. Portanto, a metáfise distal é a junção entre o meio do osso e a ponta de baixo (distal) do fêmur!

O que é fratura de tíbia e fíbula?

Revisão bibliográfica: A fratura de tíbia e fíbula é uma lesão de incidência relevante e requer atenção especial em atletas, realizada por meio da escolha do tratamento e do retorno precoce às atividades. Deve-se atentar ao mecanismo de lesão e classificar adequadamente a fratura para indicar o tratamento.

O que é fratura da extremidade distal da tíbia?

A fratura distal da tíbia, também chamada em pilão, é pouco freqüente, não chegando a 1% das fraturas do membro inferior, e é de difícil tratamento. O mecanismo da fratura é compressão longitudinal do astrágalo contra a superfície distal da tíbia. Pode ser também associado a movimento de rotação.

Onde está localizado o osso rádio?

O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal.

Artigo anterior
Quanto litros de sangue temos no corpo?
Artigo seguinte
O que é taxa de licenciamento?