A febre amarela é causada por?

Perguntado por: Joel Tiago Magalhães Nascimento Faria  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.

Qual o mosquito que transmite a febre amarela?

A febre amarela silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.

Como a febre amarela é causada?

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Qual é a melhor forma de prevenir a febre amarela por quê?

Para evitar ser acometido pela febre amarela, a recomendação é não deixar os mosquitos que transmitem o vírus picá-lo, seja com repelente, seja vestindo roupas longas ou instalando telas. A vacinação, especialmente para quem vai a áreas de circulação dessa doença, também é fundamental.

Como deve ser aplicada a vacina da febre amarela?

A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus.

A Febre Amarela #InstanteBiotec 59

21 questões relacionadas encontradas

Qual o nome do mosquito transmissor da febre amarela nos centros urbanos que outra doença é transmitida por esse mesmo vetor?

A diferença entre as variantes silvestre e urbana é o vetor de transmissão: na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Na mata, os mosquitos do gênero Haemagogus transmitem o vírus.

Quantos foram os tipos de mosquitos responsáveis pela transmissão da febre amarela nos recentes surtos da doença no Brasil?

Os mosquitos silvestres Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenusforam os principais responsáveis pela transmissão de febre amarela nos recentes surtos da doença no Brasil. A conclusão é de uma pesquisa que analisou quase 18 mil insetos entre 2015 e 2018.

Quais são os Micro-organismos causadores da febre amarela e a escarlatina?

A doença / Agentes causadores

A febre amarela é provocada por um arbovírus do género flavivirus. A doença é transmitida por diferentes espécies dos mosquitos Aedes e Haemogogus, que carregam o vírus de um hospedeiro para outro, principalmente entre macacos, de macacos para seres humanos, e de pessoa para pessoa.

Qual o Micro-organismo causador da cólera?

A cólera é uma doença que afeta o intestino delgado e é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que entra no organismo de um indivíduo por meio do consumo de água e de alimentos que foram previamente contaminados pelo bacilo.

Qual é o Micro-organismo causador da escarlatina?

A escarlatina, causada pelo agente etiológico Streptococcus pyogenes, é uma doença bacteriana que causa infecções. Em caso de diagnóstico precoce, atingindo a princípio apenas a via respiratória, seu tratamento é de fácil controle.

O que o macaco tem a ver com a febre amarela?

"Uma vez que um surto começa, as espécies de primatas têm cerca de quatro a seis dias de viremia (presença do vírus no sangue), o que significa que o vírus está ativo e os mosquitos que os picam podem se infectar", explica Ruiz-Miranda. Os macacos se tornam assim "amplificadores" da doença transmitida pelo mosquito.

Qual é a melhor forma de prevenir a varíola?

A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. Mas, como essa é uma condição considerada erradicada, a vacina contra a varíola não faz parte do calendário regular de vacinação.

O que é Haemagogus e Sabethes?

Haemagogus e Sabethes são mosquitos diurnos, assim como os A. aegypti. No entanto, enquanto a espécie urbana prefere picar no começo da manhã e no final da tarde, os vetores silvestres apresentam maior atividade do meio-dia até o pôr do sol, com alguns estudos indicando dois picos: das 12h às 14h e das 16h às 17h.

Quem liderou a pesquisa citada na notícia e quantos insetos foram analisados entre 2015 e 2018 pelos pesquisadores?

Depois de analisar mais de 18 mil insetos entre 2015 e 2018, uma pesquisa liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) descobriu que os responsáveis pela recente epidemia de febre amarela no Brasil foram os mosquitos Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenusforam.

Qual é o tipo de relação ecológica existente entre o vírus causador da febre amarela é o ser humano cite outro exemplo desse tipo de relação?

É possível que o mosquito Aedes aegypti, comum em diversas cidades brasileiras, pique uma pessoa que voltou de uma região de risco com o vírus da febre amarela no corpo. Diante disso, o Aedes pode armazenar esse agente infeccioso e, então, repassá-lo a outro ser humano que nunca visitou uma região de mata, por exemplo.

Qual é o agente transmissor?

Os agentes transmissores de doenças ou vetores são organismos responsáveis por carrear patógenos em seus corpos, contaminando outros seres vivos.

Qual é o vetor da doença?

Quando falamos que uma doença é transmitida por um vetor, estamos dizendo que, para que a patologia seja passada de um ser para outro, é necessário um veículo de transmissão. Os mosquitos são importantes vetores, como é o caso do Aedes aegypti, que leva o vírus causador da dengue, Zika, febre amarela e chikungunya.

Qual a diferença entre os mosquitos Culex albopictus e Aedes?

O Aedes aegypti deposita pequenos grupos de ovos, distribuídos pelas bordas de diversos criadouros. Já o Culex coloca todos ao mesmo tempo, no mesmo espaço e de forma agrupada, como uma minúscula jangada, sobre a água.

O que é o Haemagogus?

Esse é o Haemagogus. É o mosquito transmissor da febre amarela silvestre, a doença que se espalha pelo país e causa filas gigantescas nos postos de vacinação.

O que é via transovariana?

Poucos patógenos transmitidos por carrapatos são transmitidos por via transovariana, isto é, através dos ovos da fêmea adulta à larva, assim a maioria das infecções por carrapatos vetores é transmitida aos cães e seres humanos por ninfas ou carrapatos adultos.

Qual vacina previne a varíola?

A vacina contra a varíola contém o vírus vivo vaccínia, o qual é aparentado ao vírus da varíola e proporciona imunidade contra este. A vacina é mais eficaz quando administrada antes da exposição.

O que provocou a varíola?

Causas da varíola

A varíola é causada através da infecção pelo vírus Orthopoxvírus. Este vírus pode ser transmitido: Diretamente de pessoa para pessoa: a transmissão direta do vírus requer um contato presencial bastante prolongado.

O que causava a varíola?

Varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada. A preocupação principal quanto a epidemias é o bioterrorismo.

Qual a importância dos macacos bugios para observação de doenças como a febre amarela?

“Os macacos podem ser considerados verdadeiros sentinelas para o sistema de vigilância em saúde”, enfatiza Ricardo, acrescentando que a única forma de transmissão do vírus é pela picada de mosquitos – não há transmissão diretamente a partir dos macacos.

Qual a relação entre macaco e febre amarela Brainly?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus, que vivem em matas e vegetações. Quando o mosquito infectado pica um macaco, o mesmo adoece e torna-se uma fonte de transmissão do vírus para outros mosquitos.

Artigo anterior
O que define os juros?
Artigo seguinte
O que colocar em uma descrição?